Home » Pernambuco » “Deputada Iza Arruda é a mola propulsora da nossa gestão”, disse o prefeito de Vitória de Santo Antão

“Deputada Iza Arruda é a mola propulsora da nossa gestão”, disse o prefeito de Vitória de Santo Antão

O prefeito da cidade de Vitória de Santo Antão, e emedebista Paulo Robeto, nos concedeu esta semana, uma entrevista exclusiva ao Blog do Finfa, no gabinete da sua filha a deputada federal, Iza Arruda, na Câmara dos Deputados.

Na oportunidade, o gestor da terra da Pitú, falou sobre sua gestão, sua aprovação perante a população vitoriense, governo do estado, o governo Lula, suas futuras ações, entre outras, no fical afirmou que será candidato a reeleição e deve repetir a chapa.

Confira na íntegra:

Finfa: O senhor foi agraciado com a Medalha de Amigo da Primeira Infância, na Câmara dos Deputados, aqui em Brasília. Como é que o seu município chegou a esse prêmio?

Paulo Roberto: Foi um trabalho de muitos anos. Pensamos que a educação é a base de uma sociedade, e principalmente investir, na primeira infância, que vai do zero aos 5 anos, com construção de creches e com apoio aos profissionais que lidam com essas crianças nessa faixa etária.

Finfa: O recebimento desse prêmio será agora no mês de agosto?

Paulo Roberto: O recebimento será no dia 23 de agosto em Brasília, e iremos representar não só a cidade de Vitória de Santo Antão, mas o estado de Pernambuco, porque isso é uma prática que deve ser compartilhada.

Finfa: O Sr. tem, na última pesquisa, um número bem elevado de aprovação com a população Vitoriense. A sua gestão tem uma aprovação de 88,8%, e isso é fruto de um trabalho em todas as áreas do seu governo.

Paulo Roberto: De formar uma forte equipe, de poder trabalhar com o compartilhamento, de trazer a autoestima à nossa população. Mas isso dá uma responsabilidade muito grande.

Finfa: Pelo que eu pesquisei, o Sr. quebrou vários paradigmas, em Vitória, na educação, na área social. Hoje, Vitória tem um carnaval que é reconhecido em Pernambuco, e o último foi o São João, prestigiado pela população e também pelos políticos?

Paulo Roberto: Isso é um resgate do pertencimento. O carnaval de Vitória de Santo Antão já é um carnaval tradicional, um carnaval histórico; e agora o São João, o São João que entra realmente no circuito, desse festival, que é a festa junina. Temos hoje Vitória de Santo Antão como, no Nordeste, uma das principais festas.

Finfa: Quando o Sr. assumiu em janeiro de 2021, Vitória não tinha creche. Fui informado que hoje Vitória tem duas creches bem equipadas, e o Senhor está prestes a entregar mais três, é isso?

Paulo Roberto: Correto. Vitória, com quase 400 anos,é  uma cidade industrializada, e não tinha oficialmente uma creche no município. Vitória, hoje, conta com creches bem qualificadas e com mais três creches que vamos entregar em breve.

Finfa: O que é esse Centro Municipal Infantil Professora Eunice de Vasconcelos Xavier?

Paulo Roberto: Essa é uma creche que é um CMEI, um Centro Municipal de Educação Infantil, que leva o nome de uma grande professora, que foi a professora Eunice Xavier. Iremos inaugurar agora, com o nome da professora Severina Moura, que é um outro CMEI. Cada CMEI desse, é uma creche no município de Vitória.

Finfa: Em 2020, na GRE Mata Centro, Vitória era o penúltimo lugar. Como está hoje?

Paulo Roberto: Hoje, a Vitória está em primeiro lugar, empatada com Recife, em alguns índices do IDEB. Vitória de Santo Antão vem trabalhando na sua educação, visando as futuras gerações; e na nossa GRE, nós somos o primeiro lugar.

Finfa: Com a experiência desses dois anos e meio à frente da cidade da cidade da Pitú, qual a maior dificuldade na sua gestão?

 Paulo Roberto: A grande dificuldade ainda é com o saneamento básico. Vitória de Santo Antão, é uma cidade, assim como tantas outras cidades que a gente tem no País, com falta de saneamento básico, por não ter uma política de não liberar loteamentos, condomínios, que não tivessem realmente saneamento básico, e isso trás um problema muito grande para as próximas gerações.

Finfa: Vitória de Santo Antão, é uma cidade, no desenvolvimento econômico, uma das maiores de Pernambuco. Várias empresas funcionam no seu município,  Futuramente Vitória vai ganhar alguma empresa de porte nacional ou internacional?

Paulo Roberto: Vitória vem ganhando. A última empresa agora, foi a AR2BF. Ela vai produzir um fármaco radioativo que tem 112 minutos de vida útil, e a cada 30 minutos ele perde 50% dessa vida útil, depois de abrir para ser usado. É para detectar células cancerígenas, e vai ser distribuído para todo o nordeste a partir da cidade de Vitória de Santo Antão.

Finfa: Como o prefeito Paulo Roberto avalia os seis meses do governo Raquel Lyra?

Paulo Roberto: Como você bem falou, são seis meses de início, não é uma sucessão continuada, o novo governo tem que empregar sua própria marca e fazer as mudanças que achar que deve ser feito. É um governo que a gente tem que esperar bons resultados, que com certeza a gente vai torcer porque somos todos pernambucanos.

Finfa: O Governo Lula tem ajudado Vitória?

Paulo Roberto: Tem. Também tem ajudado na mesma óptica que a gente vê, mas a gente já viu uma mudança forte com relação às ações sociais. Aqui em Brasília, nós conseguimos a aprovação do Minha Casa Minha Vida, e isso foi muito importante para a cidade de Vitória de Santo Antão. Agora estamos esperando abrir a proposta também para a área rural. Iremos participar e com certeza vamos em busca de novas moradias para os vitorienses.

Finfa: Independente de ser sua filha, a deputada federal, única eleita do MDB-PE, Iza Arruda, também tem ajudado muito a gestão?

Paulo Roberto: Digo a você que ela é uma mola propulsora dessa nossa gestão. Tive a oportunidade de ser prefeito, tendo apoio de um deputado federal, mas uma pessoa que não era da cidade e que tinha vários compromissos com outras cidades. Hoje a gente tem Iza Arruda, que os pernambucanos colocaram para que seja deputada federal por Pernambuco e pelo Brasil. Além de ajudar sua terra natal, Vitória de Santo Antão, vem trabalhando para as demais cidades do estado de Pernambuco.

Finfa: O senhor vai para a reeleição e vai repetir a chapa?

Paulo Roberto: Nossa chapa tem tudo para ser repetida. Quando a gente fez a escolha do nosso vice-prefeito, escolhemos uma pessoa com capacidade para trabalhar. Mas o futuro é de um expertise, e a gente tem a tendência de repetir a chapa. Temos que esperar o momento para saber se até o próprio Paulo Roberto é candidato a prefeito. Temos um futuro pela frente e com fé em Deus a gente espera chegar para disputar essas eleições.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários