Um grupo de cinco mulheres do bairro de Santo Amaro, no Recife, acaba de ingressar para o mercado de trabalho de manutenção e instalações hidráulicas. Elas fazem parte da primeira turma do Curso de Encanadora Instaladora Predial promovido pela Compesa, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai ). As encanadoras participaram de um processo seletivo e foram contratadas como prestadoras de serviço da Compesa. Agora, atuam na manutenção das redes de água da zona norte do Recife.
O curso preparou 17 mulheres para executar manutenção de instalações hidrossanitárias, planejar e organizar o trabalho segundo as normas técnicas e o respeito ao meio ambiente. A formação, totalmente gratuita, teve duração de quatro meses, iniciada em dezembro de 2022, com carga horária de 240 horas e aulas de segunda a sexta-feira, no horário das 13h às 17h, nas instalações do Senai.
“A prioridade do curso de encanadoras será sempre atender a demanda das mulheres das áreas mais vulneráveis, de baixa renda, para que possam conquistar uma profissão, garantindo renda e dignidade. Há tantas mulheres que cuidam de suas famílias e precisam muitas vezes apenas de uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e melhorar a vida”, comentou o presidente da Compesa, Romildo Porto.
A encanadora Nathalia Maria, uma das contratadas como prestadora de serviços da Compesa, comemorou a oportunidade. “Valeu muito a pena essa oportunidade, porque hoje estou empregada e exercendo a profissão de encanadora. Depois de quatro meses de curso, eu posso dizer que estou muito satisfeita na minha função”, afirmou.
As alunas da primeira turma de encanadoras ainda contaram com um módulo complementar, promovido pela Compesa, com foco em educação socioambiental. A capacitação faz parte do Programa ComViver Compesa, que visa fortalecer o diálogo, a convivência e o relacionamento com a comunidade, por meio da mobilização social, nas obras e serviços.
A Compesa abriu outras duas turmas do curso em parceria com o Senai, em Jaboatão dos Guararapes e na zona norte do Recife, e já estuda a abertura de novos cursos na Região Metropolitana do Recife.