A Prefeitura de Afogados da Ingazeira promoveu, nesta terça (11), a 11a. Edição da Conferência Municipal de Assistência Social, no cineteatro São José.
O tema foi “reconstrução: do SUAS que temos ao SUAS que queremos”. SUAS é a sigla para Sistema Único de Assistência Social.
A conferência contou com as presenças de gestores municipais, trabalhadores e usuários da assistência social em Afogados. A coordenação dos trabalhos ficou sob a responsabilidade da presidente do conselho municipal de assistência social, Risolene Lima, e da secretária municipal de assistência, Madalena Leite. Presenças de representantes do Rotary Club, conselho tutelar, conselho de promoção de direitos da criança e do adolescente, bolsa família, CREAS, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, programa criança feliz, PAA, dentre outros serviços ofertados pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira. Presenças também do vice-prefeito Daniel Valadares, e dos vereadores Raimundo Lima, César Tenório e Reinaldo Lima.
Antes do início dos debates, houve apresentação de xaxado por parte das crianças e adolescentes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.
“Essa é a culminância de todo um trabalho que vem sendo realizado desde o dia primeiro de junho, com as pré-conferências. Vivemos um desmonte das políticas de assistência nos últimos quatro anos, e agora precisamos reconstruir essas políticas,” afirmou Risolene Lima, presidente do conselho municipal de assistência social.
“Temos um grande desafio pela frente que é a reconstrução da assistência social, essa política pública tão importante, que passou por um verdadeiro desmonte nos últimos quatro anos. O outro desafio é assegurar políticas justas de co-financiamento, de ampliação dos serviços, para que possamos atender a parcela mais vulnerável de nossa sociedade,” afirmou na abertura da conferência, o Prefeito Alessandro Palmeira.