Em entrevista ao Programa Nossa Voz, o deputado federal, Lucas Ramos (PSB), avaliou os cinco meses de mandato na Câmara dos Deputados e falou sobre as eleições municipais do próximo ano. Novato em Brasília, ele se mostrou eficiente nas articulações, alcançando a vice-presidência da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. Já no cenário político do Sertão Pernambucano, o político veterano se mostra empenhado na consolidação da sua candidatura a Prefeito de Petrolina.
Mas há algumas etapas a serem vencidas. Iniciando pelo planejamento do PSB estadual. “Ninguém tem dúvidas de que a gente prioridade do Partido Socialista Brasileiro é a reeleição do prefeito do Recife, João Campos. É complicado a gente discutir um projeto ou uma meta de colocar 100 candidaturas em Pernambuco, nos mais diversos municípios, porque a gente precisa compor com os partidos, especialmente da Frente Popular de Pernambuco. Eu acho isso importante, mas com todo respeito, a gente vive em Petrolina e a nossa realidade está aqui. Então, o nosso grupo político tem feito um movimento de discutir, junto com a oposição, qual é a melhor estratégia para a eleição de 2024. Se serão múltiplas candidaturas, todos os partidos apresentando um candidato, com a governadora Raquel Lyra apresentando uma candidatura dentro do PSDB; se o PT apresentar uma candidatura dentro do conjunto político liderado por Humberto Costa”.
E por falar no Partido dos Trabalhadores, Lucas Ramos não só é a favor da aliança com a legenda na capital, como já elabora um alinhamento em Petrolina. “Esse é o movimento que a gente quer, que estamos buscando. Na última semana você noticiaram um encontro que fiz em minha residência recebendo as lideranças do PT estadual, os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, o presidente do PT estadual, o deputado estadual Doriel Barros, o deputado federal Carlos Veras, com quem tenho compartilhado o meu mandato na Câmara dos Deputados, somos grandes parceiros em pautas importantes de apoio ao governo Lula, da mesma forma que estava presente o ex-deputado Odacy Amorim, que diversas vezes foi o representante, foi o nome do PT na cidade. Na oportunidade, eu não estava buscando retirar a candidatura do PT, mas ampliar o debate refletindo se, para nós, é melhor o PT e PSB estarem juntos na próxima eleição ou cada partido ter a sua indicação para provocar o segundo turno, numa cidade que tem 210 mil eleitores hoje. Esse é o grande desafio da oposição”.
Além dos petistas, Lucas Ramos quer agregar as demais forças oposicionistas. “Vou visitar o ex-prefeito Guilherme Coelho para saber se ele será candidato, se o PSDB tem um projeto político para Petrolina. Vamos sentar e vamos discutir. Agora, para nós fica o desafio de que o PSB estará presente na próxima eleição e o único nome do PSB aqui, que tem essa competitividade, sou eu. Quem está torcendo pela minha eleição pela minha eleição para prefeito é o deputado Gonzaga Patriota, porque, na hora que eu renunciar ao mandato e assumir a de prefeitura, ele assume na Câmara dos Deputados”.
Questionado se abriria mão novamente da candidatura a prefeito por uma imposição do partido, Lucas deixou claro que é um homem de grupo, mas sua meta é ingressar na disputa. “Isso já me aconteceu. Em 2016, quando eu e o, então, deputado estadual Miguel Coelho, disputávamos a indicação do PSB para disputar a prefeitura na sucessão do ex-prefeito Júlio Lóssio e em 2020, quando eu deixei a disputa por assumir um cargo no governo do Estado, como secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e, automaticamente, impedido pela legislação eleitoral. Portanto, a gente tem essa clareza de que é uma demonstração de grandeza saber que somos bons para sermos votados, mas também, ser bom o suficiente para votar, para ser eleitor e compor, como fizemos a composição com o ex-prefeito Júlio Lóssio, apoiando a candidatura do seu filho no pleito de 2020. E isso para mim não tem vaidade, dificuldade, agora, a minha vontade e pode ter certeza que a minha vontade e, pode ter certeza, o meu trabalho tem sido direcionado para que eu possa disputar a eleição municipal de Petrolina. Eu vou construir todas as condições necessárias para ser prefeito dessa cidade”.
.