Moradores da comunidade de Caiçara, na zona urbana da Vitória de Santo Antão, prestigiaram na tarde desta segunda-feira (15), a reinauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade. A entrega era uma expectativa da população que depende do posto, o qual agora contará com a oferta de novos serviços, entre eles, realização de Raio-X, o programa Farmácia Viva e uma ambulância para deslocamento de emergência.
Uma das pessoas que presenciou com muita felicidade a cessão da nova estrutura foi a dona de casa Cleonice Aquino. Segundo ela, a unidade será muito importante para atender às necessidades não somente dela, mas dos demais vizinhos. “Vai ser muito bom pra todos nós e pra mim, que tenho uma família especial. Por ser perto de minha casa, vai ajudar muito ter esses atendimentos aqui de novo”, comemorou.
Cabe reiterar que durante a reforma da UBS, os serviços não foram interrompidos ou reduzidos. “Nós mantivemos o funcionamento em um outro prédio da redondeza para que as pessoas não tivessem que esperar pela finalização da obra. Aqui, estaremos oferecendo acolhimento, nebulização, tratamento odontológico e de tabagismo, vacinação, curativo, teste de gravidez e muitos mais serviços”, pontuou Alexciane Silva, coordenadora da Atenção Básica.
A nova UBS, que também teve o número de salas aumentado, passará a oferecer o Saúde Até Mais Tarde, cujo os atendimentos ocorrem até às nove da noite. O serviço ainda não está em vigor, mas já está sendo planejado. O secretário de Saúde e Bem Estar, Alex Vasconcelos, destacou que “sempre buscamos humanizar o atendimento e garantir que pessoas que trabalham o dia inteiro possam cuidar da saúde à noite”. Ainda segundo ele, “é com muita satisfação que realizamos essa entrega, com a expectativa de grandes novidades mais na frente”.
O prefeito do município, Paulo Roberto, agradeceu pela presença de moradores, secretários da gestão e vereadores, além de enfatizar o benefício da UBS para o bairro. “Estamos aqui realizando o sonho de ter um atendimento humano, de promover a saúde e a dignidade das pessoas. Essa unidade é muito importante para suprir as necessidades da população, mas com qualidade e com profissionais especializados. Vamos continuar fazendo pela saúde e por toda a nossa Vitória de Santo Antão”.