Em agenda no Recife, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou nesta terça-feira (02) da assinatura do termo de cooperação que credencia o Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-LITPEG), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), como unidade Embrapii. Na ocasião, também foi comemorado o aniversário de quatro anos de fundação do I-LITPEG.
Com financiamento total de R$ 16 milhões, a nova unidade foi aprovada pela Embrapii em um edital de junho de 2022 e vai atuar na competência intitulada “Modelagem de reservatórios e otimização robusta aplicada a recursos energéticos e meio ambiente” em três sublinhas de ação: Modelagem Geológica de Reservatórios; Otimização Robusta e Simulação Multifísica de Reservatórios; e Mitigação e Bioenergia.
“A formalização do LITPEG como Unidade Embrapii representa um avanço no esforço de aproximar a universidade e centros de pesquisa do setor produtivo, promovendo a geração de inovação para tornar as empresas brasileiras mais produtivas e a nossa economia mais competitiva”, disse a ministra Luciana Santos.
“A unidade terá foco na inovação para o setor de petróleo e gás; transição energética; armazenamento geológico de gás carbônico e hidrogênio verde; mitigação de danos ambientais e bioenergia”, acrescentou o diretor-presidente interino da Embrapii, Igor Nazareth.
Para o reitor Alfredo Gomes, a assinatura do termo é uma grande conquista para a UFPE. “Ter uma segunda unidade Embrapii vai nos ajudar, não só no processo de captação de recursos, mas fazer a relação com o mundo produtivo, com as empresas, indústrias. Esse termo de cooperação tem papel fundamental para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, mas também para que essa transferência tenha impacto junto à população.”