Home » Pernambuco » 15º Festival de Cinema de Triunfo tem programação divulgada

15º Festival de Cinema de Triunfo tem programação divulgada

O Festival será realizado entre os dias 9 e 14 de dezembro, com mostras de curtas, médias e longas-metragens, assim como oficinas e outras atividades especiais.

Pernambuco é terra de cinema e chegou a hora, mais uma vez, do Sertão do Pajeú mostrar a vocação do estado em fortalecer e celebrar o audiovisual local e nacional. Entre os dias 9 e 14 de dezembro, o Festival de Cinema de Triunfo realiza sua 15ª edição, com o centenário Theatro Cinema Guarany abrindo suas portas para mostras de curtas e longas, além de atividades formativas, debates e uma série de outras ações que farão a cidade respirar cinema durante uma semana. O festival é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura Municipal de Triunfo, do Sesc e da Associação Comercial de Triunfo.

A programação deste ano segue abraçando a pluralidade, descentralização e inventividade que já são as marcas do festival. Curtas, médias e longas oriundos de todos os cantos do estado, do Nordeste e do Brasil estão presentes, com a tela do Theatro Cinema Guarany recebendo narrativas e imagens que estimulam debates sobre a diversidade da cultura brasileira,  com uma curadoria que buscou equilibrar diferentes gêneros e formatos, como ficção, documentário, cinema experimental e videodança, além de uma programação especial para o público infanto-juvenil e a Mostra Judith Quinto, realizada pelo Sesc.

“O Festival de Cinema de Triunfo é um momento muito importante do calendário do audiovisual tanto do estado, como do Nordeste e do Brasil. Ele chega em sua 15ª edição consolidado como um espaço de encontros e trocas para a cadeia produtiva, mostrando que a força do cinema no nosso estado não se concentra apenas na capital, mas abrange toda sua extensão territorial”, afirma a Secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.

A abertura oficial do festival será realizada às 18h, no Theatro Cinema Guarany, iniciando também a mostra competitiva de curtas, médias-metragens e filmes experimentais, seguida do primeiro longa do festival, o paraibano Cervejas no Escuro, de Tiago A. Neves. Também compõe a mostra de longa os títulos Tijolo por Tijolo (Victória Álvares e  Quentin Delaroche, PE), Citrotoxic (Júlia Zakia, SP), Sekhdese (Graciela Guarani e Alice Gouveia) e Légua Tirana (Diogo Fontes Ek’derô e Marcos Carvalho Xôlaka, PE)

“A nossa programação busca incentivar a participação do público nos debates, fortalecendo o diálogo entre realizadores e espectadores. Além de buscar criar um espaço de troca e reflexão crítica sobre os temas abordados nos filmes, com uma seleção de obras que exploram questões como ancestralidade, identidade de gênero, territorialidade, cultura popular e tradições regionais”, explica a Coordenadora de Audiovisual da Secult-PE, Maria Samara.

OFICINAS 

As atividades formativas, um dos principais braços do Festival de Cinema de Triunfo, serão realizadas na Fábrica de Criação Popular do Sesc e na Escola Municipal Milton Pessoa, na zona rural de Triunfo. A primeira, Oficina de Crítica Cinema na Palma das Mãos, começa uma semana antes do festival, entre os dias 3 e 6 de dezembro, sendo ministrada por Ingá Patriota, de onde também sairão os votantes do júri popular, com inscrições abertas até o dia 25/11.

Já nos dias 11 e 12 de dezembro, começa a oficina Aquilombalab, voltada para a distribuição de curtas-metragens, ministrada por Anna Andrade. O momento é voltado às trabalhadoras do audiovisual e busca criar um espaço de fortalecimento da estrutura feminina e negra atuante no Nordeste.  A programação contará com dois encontros presenciais em que as profissionais irão compartilhar suas experiências e reflexões sobre as áreas de atuação no audiovisual.

Sucesso na edição passada, a oficina Outros Sertões e o Minuto retorna neste ano, ministrada por Mila Nascimento, Uilma Queiroz, Alexandehn, com monitoria de Crawd, agora sendo realizada na Escola Municipal Milton Pessoa, na zona rural de Triunfo, com um público formado por estudantes do ensino fundamental e da Educação para Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa proporcionará aos sertanejos conhecimento teórico e prático para serem protagonistas da construção de sua identidade e de seu desenvolvimento cultural por meio do audiovisual. Ao fim da oficina, eles produzirão um vídeo de 1 minuto, desde a criação do roteiro, filmagem, captação e tratamento de áudio, até a edição final, passando por todas as etapas: pré-produção, filmagem e pós-produção.

Quem também retorna é o coletivo CineRuaPE, que traz duas atividades para esta edição do festival, ambas no dia 14 de dezembro. A primeira será uma mesa de debate sobre cinemas de rua do Sertão do Pajeú, discutindo as relações entre produção cinematográfica e oferta de salas de cinema, a distribuição, a formação de público, a produção e a sustentabilidade da produção cinematográfica. A segunda atividade será uma visita guiada ao Theatro Cinema Guarany, destacando sua história e características únicas que o torna referência cultural do nosso festival.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários