Segue nota do vereador Joel Gomes (PSB), enviada no fim da manhã desta sexta-feira à redação do Blog do Finfa:
Em Tuparetama/PE o cliente com o código 7040285177, Senhor José Silvio Palmeira de França, classificado como consumidor de Baixa Renda, inesperadamente teve sua Fatura 03/2023 com Consumo de 1.031 Quilowatt-hora (kWh), com valores de R$ 978,25. Ocorre que em 31/03 (sexta-feira) foi substituído o medidor pela CELPE e a fatura fora entregue em 03/04(segunda-feira), sendo que hoje, 14/04 – o medidor registra 00029 quilowatt/hora.
Diante de cobrança absurda de um consumo que nunca houve e em nenhum momento o cliente recebeu qualquer explicação, por ser o mesmo de Baixa Renda procurou o Posto de Atendimento Local, recebendo informações de que só resolveria seu problema com uma pessoa chamada Denis em Afogados da Ingazeira, ou seja, tendo o cliente que se deslocar 75km para ir e o mesmo para retornar, gastar recursos mesmo sendo pobre e com deficiência de locomoção e o pior: sem nenhum conhecimento tecnológico em telefonia móvel ou computação para contatar a empresa responsável.
Pormenorizando tamanha inconsequência dotada de total desprezo pelo cliente, nem o telefone lhes fora informado para que alguém o representasse e buscasse informação sobre o fato gerador que imputou ao mesmo tamanho disparate majorado na sua conta de Luz.
Sem nenhum esclarecimento que suprisse as dúvidas e sem um atendimento digno, conforme estampa o CDC e o próprio CPC, percebe-se o descaso e a falta de atenção a clientes que não dispõe de conhecimentos necessários para contestar tais absurdos, obrigando-os a procurar o poder judiciário para lhes proteger, mediante a Lei, de atos desagradáveis como o corte no fornecimento de energia elétrica.
Joel Gomes – Vereador pelo PSB, em Tuparetama