O ex-deputado estadual e procurador de Justiça aposentado Fernando Antônio Pessoa, 70 anos, faleceu na noite desta terça-feira (25). O velório será realizado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), das 9h às 14 horas, no Edifício Miguel Arraes, Rua da União. O corpo do ex-parlamentar será cremado no cemitério Morada da Paz, em Olinda, às 16h.
Fernando Pessoa estava internado desde março no Hospital Português, no Recife, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Ele deixa esposa, três filhos e quatro netos.
Pessoa se elegeu deputado estadual em 1988 pelo MDB. No ano seguinte assumiu a Secretaria da Casa Civil no segundo governo Miguel Arraes e atuou como secretário de Abastecimento e Agricultura de Olinda. O ex-parlamentar também presidiu o Sport Clube do Recife, no biênio 2001 e 2002, e o Conselho Deliberativo do clube em 2018.
Como jurista, Fernando Pessoa começou a carreira no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em outubro de 1982, como Promotor de Justiça em Exu. Após passar por várias comarcas do interior, atuou no Recife em 1994. Em julho de 2010, foi promovido a Procurador de Justiça em Matéria Criminal e se aposentou em março de 2020.