Ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, o deputado estadual José Patriota (PSB) teve participação destacada na Audiência Pública conjunta das Comissões de Justiça, Administração e Finanças da Assembleia Legislativa de Pernambuco, que aconteceu na última terça-feira (25). O evento teve como protagonista o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco, Fabrício Marques Santos, que defendeu a urgência da autorização para que o Poder Executivo possa tomar empréstimos de até $ 3,447 bilhões.
“Estamos aqui para ajudar o Governo do Estado a encontrar soluções para os problemas enfrentados pela população pernambucana, mas precisamos de transparência e clareza na destinação dos recursos. Não podemos dar um cheque em branco para o Executivo sem saber exatamente onde esse dinheiro será aplicado. É nosso dever fiscalizar e garantir que esses recursos sejam utilizados da melhor forma possível em benefício da nossa sociedade”, falou o deputado para o secretário de Estado. Patriota afirmou que a Casa quer ajudar o executivo, mas que precisa da boa vontade do Governo do Estado em minimamente ter uma carta de intenções do que fazer com o crédito solicitado.
A audiência pública foi realizada para debater o Projeto de Lei (PL) nº 556/2023, que pede autorização para a tomada de empréstimos para investimentos em programas e projetos de Pernambuco. Os valores solicitados pelo PL são apenas as operações de crédito internacionais, mas o secretário afirmou que outros projetos não foram detalhados no texto da proposta porque serão negociados posteriormente com os bancos nacionais.