Durante a instalação da Comissão Especial em Defesa das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e outras Neuroatipicidades, o Deputado João Paulo Costa prestou contas do trabalho que tem realizado na Assembleia Legislativa pela inclusão de pessoas TEA e outras deficiências na sociedade.
“Essa sempre foi uma bandeira do nosso mandato e já temos diversas Leis sancionadas e Projetos de Lei apresentados que buscam dar uma melhor qualidade de vida para essas pessoas e suas famílias. Como por exemplo, o PLO que autoriza o Poder Executivo a adotar o método ABA (Análise Aplicada do Comportamento) para o tratamento de pacientes com TEA na rede pública estadual de saúde. Esse é um dos modelos de terapia mais populares no tratamento do autismo, pois é o mais recomendado tanto por médicos especialistas quanto pelos pais que possuem filhos com autismo. O método melhora as habilidades na linguagem e na comunicação, aperfeiçoa a atenção, o foco, a interação social e os estudos, reduz a agressividade e comportamentos auto lesivos. Apresentamos também um PLO que institui o programa estadual para o incentivo à utilização da musicoterapia como tratamento terapêutico complementar de pessoas com deficiência, síndrome ou transtorno do espectro autista”, discursou o parlamentar.
O Deputado ressaltou ainda que quer dialogar com a sociedade e os grupos que defendem a causa autista para que juntos possam construir ações que melhorem a qualidade de vida de pessoas que possuem Transtorno do Espectro Autista.
“O lugar do autista é onde ele quiser. O que eu puder fazer como Deputado Estadual para que os filhos de vocês tenham todos os direitos assegurados, eu farei. Eu quero através do diálogo com vocês, que vivenciam o autismo, apresentar Projetos de Lei e ações que contribuam efetivamente para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas que possuem TEA no estado de Pernambuco”, afirmou João Paulo Costa.