Home » Pernambuco » Compesa e Senai formam primeira turma de mulheres encanadoras

Compesa e Senai formam primeira turma de mulheres encanadoras

Um grupo de 17 mulheres está pronto para atuar no mercado de trabalho de manutenção e instalações hidráulicas. Elas fazem parte da primeira turma do Curso de Encanadora Instaladora Predial que a Compesa promoveu, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A cerimônia de formatura aconteceu na tarde desta sexta-feira (31), na sede administrativa da Compesa, no bairro de Santo Amaro, encerrando as comemorações pelo mês da água e também das mulheres. O evento contou com a participação do presidente da Compesa, Romildo Porto, e diretores da estatal, além do secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, da secretária da Mulher de Pernambuco, Regina Célia e Amanda Aires, titular da secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo e ainda do gerente do Senai, Paulo Souza. Durante o evento, as formandas receberam a notícia de que o governo do estado apoiará o grupo em sua inserção no mercado de trabalho, para que a mão de obra destas novas profissionais seja aproveitada, tanto na iniciativa privada, quanto em obras públicas, a exemplo de construções de habitacionais, ou em serviços de manutenção de prédios estaduais. Também foi anunciada, pela secretária de Desenvolvimento e Empreendedorismo de Pernambuco, Amanda Aires, a possibilidade de abertura de linhas de crédito para as mulheres encanadoras que desejem empreender. Os anúncios foram bastante elogiados pelo secretário Almir Cirilo e pelo presidente da Compesa, Romildo Porto. O secretário de Recursos Hídricos também trouxe novidades: “novas parcerias serão celebradas com o SENAI para a formação de mais profissionais, na Região Metropolitana do Recife e no interior. Esta é uma orientação dada pela própria governadora, Raquel Lyra, que já deixou claro que, em sua gestão, o estado apoiará iniciativas que empoderem as mulheres pernambucanas”, explicou. A prioridade das capacitações continuará sendo as populações mais vulneráveis, de baixa renda, para que possam conquistar uma profissão, garantindo renda e dignidade.

Para o presidente da Compesa, Romildo Porto, o curso de encanadoras foi um passo importante para a mudança da vida das 17 mulheres participantes, que superaram as adversidades para conciliar a vida doméstica e a carga horária puxada do curso. “Nós, que fazemos a Compesa, estamos muito felizes por sermos o instrumento de transformação da vida dessas mulheres, que acreditaram na sua capacidade e não desistiram”, argumentou Porto. Já a secretária da Mulher, Regina Célia, considerou o evento um momento histórico na vida das participantes, enaltecendo o sonho e a esperança de uma vida melhor para todas elas. “Vocês decidiram mudar a realidade, tomaram a iniciativa de crescer e entrar no mercado de trabalho e escolheram uma profissão essencialmente masculina”, complementou Regina Célia, ao elogiar o pioneirismo e exemplo de vida do grupo de encanadoras.Curso de encanadoras

A primeira turma de mulheres encanadoras é composta de moradoras do bairro de Santo Amaro, no Recife, onde fica a sede da companhia. A capacitação faz parte do Programa ComViver Compesa, que visa fortalecer o diálogo, a convivência e o relacionamento com a comunidade, por meio da mobilização social, nas obras e serviços. O curso é totalmente gratuito, foi ministrado pelo professor Paulo César e teve como finalidade prepará-las para executar manutenção de instalações hidrossanitárias, planejar e organizar o trabalho segundo as normas técnicas e o respeito ao meio ambiente. A formação tem duração de quatro meses, iniciada em dezembro de 2022, com carga horária de 240 horas e aulas de segunda a sexta-feira, no horário das 13h às 17h, nas instalações do SENAI. As alunas ainda contaram com um módulo complementar, promovido pela Compesa, com foco em educação socioambiental.

Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários