
Homenagem foi proposta pelo deputado estadual Diogo Moraes
Por iniciativa do deputado estadual Diogo Moraes (PSB), a Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, por unanimidade, a concessão do Título de Cidadão Pernambucano para o Padre Fábio de Melo. O texto foi votado no plenário do Legislativo estadual na tarde desta terça-feira (06). Agora, será agendada a data para entrega da comenda.
Segundo o autor da proposição, deputado Diogo Moraes, a importância de conceder este título reside no fato de que Padre Fábio de Melo não é apenas uma figura religiosa, mas também um símbolo de esperança, ética e caridade para muitos pernambucanos.
“Sua atuação em nosso estado tem sido sempre marcada pela receptividade e pelo respeito que ele dedica a todos, além de sua contínua presença nas mais diversas comunidades e nas celebrações que envolvem a espiritualidade popular. O Padre Fábio de Melo é, sem dúvida, uma das personalidades religiosas mais influentes e respeitadas no Brasil. Com sua trajetória de fé e dedicação, ele se tornou uma referência para milhões de pessoas em todo o país”, destacou Diogo Moraes.
Fábio José de Melo Silva, conhecido como Padre Fábio de Melo, nasceu em 3 de abril de 1971 na cidade de Formiga, em Minas Gerais. Ele é o caçula de oito filhos do pedreiro Dorinato Bias Silva e da dona de casa Ana Maria de Melo Silva. Após concluir o ensino fundamental em Formiga e Lavras, Fábio ingressou no seminário, onde passou 18 anos em formação. Foi ordenado sacerdote em 15 de dezembro de 2001, na Igreja Matriz de São Vicente Ferrer, em sua cidade natal, pelas mãos do arcebispo metropolitano de Palmas, Dom Alberto Taveira Corrêa.
Em sua formação acadêmica, Padre Fábio obteve licenciatura em Filosofia pela Fundação Educacional Brusque, em Santa Catarina, e em Teologia pelo Colégio Dehoniano de Taubaté, com diploma da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Realizou pós-graduação no Rio de Janeiro e obteve o título de mestre em Antropologia Teológica pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte. Atuou como professor de Teologia no Colégio Dehoniano de Taubaté.
Foto: Divulgação
