Home » Pernambuco » Recife sediará Copa do Mundo Feminina da FIFA

Recife sediará Copa do Mundo Feminina da FIFA

Competição acontecerá entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027 e contará com a participação de 32 seleções

Reforçando sua vocação esportiva, o Recife foi escolhido como uma das cidades que vão sediar os jogos da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™. A competição, organizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), será realizada entre os dias 24 de junho e 25 de julho do referido ano e contará com a participação de 32 seleções. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (7), pelas redes sociais da entidade.

Para o prefeito João Campo, a conquista é motivo de celebração e ratifica a capacidade e vocação da capital pernambucana como polo de eventos dessa magnitude. “Recife vai sediar a Copa do Mundo Feminina de Futebol, em 2027. Um representante da FIFA acabou  de me ligar para oficializar a nossa cidade entre as sedes desse grande evento.  A escolha levou em consideração a estrutura, capacidade hoteleira, malha aérea e outros fatores que são fundamentais para o sucesso de um torneio com essa magnitude. E dá só uma olhada como foi a nossa celebração. Vamos fazer bonito nessa Copa do Mundo e torcer muito para que as nossas meninas conquistem o título! Afinal, Recife é pé quente e o nosso povo será, com toda a certeza, a torcida mais animada. Vai, Brasil!”,  incentiva João.

Ao todo, 12 cidades foram escolhidas: Belo Horizonte (Estádio Mineirão), Brasília (Estádio Nacional), Fortaleza (Arena Castelão), Porto Alegre (Estádio Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Rio de Janeiro (Estádio do Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena Itaquera). A escolha das cidades-sede considerou a infraestrutura – rede hoteleira, malha aeroportuária, expertise na realização de grandes eventos – e foi definida a partir de visitas técnicas feitas por especialistas da FIFA, que estiveram no Recife em 2024.

O Brasil foi anunciado como sede da Copa em maio de 2024, superando a candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda. Em sua 10ª edição, a Copa do Mundo Feminina da FIFA™ será realizada pela primeira vez na América do Sul. Por sediar o evento, o Brasil tem vaga garantida na disputa, e as demais serão definidas por meio de torneios classificatórios organizados pelas confederações continentais.

Os jogos serão realizados na Arena de Pernambuco. Em 2014, o estádio sediou cinco partidas da Copa do Mundo da FIFA™, sendo quatro da fase de grupos e uma das oitavas de final. Em 2024, a seleção feminina fez um amistoso contra a Jamaica, emocionando a torcida com a presença da estrela Marta e abrindo caminho para a disputa do Mundial, em 2027.

Ao ser confirmada como cidade-sede, o Recife ratifica sua expertise em grandes eventos, sendo um hub aeroportuário internacional, sede de várias representações diplomáticas e detentor de uma vasta rede hoteleira. De acordo com dados do Governo Federal, a capital teve alta de 21% na ocupação hoteleira no ano passado em comparação com 2023, seis pontos percentuais a mais do que a média nacional. Nos dois primeiros meses de 2025, o número de voos para o exterior no Recife é 18% superior ao mesmo período de 2024. A capital também é considerada um hub consular – o Recife possui diversas representações e entidades consulares, ofertando a cidadãos e turistas estrangeiros um dos maiores polos diplomáticos do país.

Em relação à infraestrutura para recepcionar o público, a capital pernambucana possui 92 equipamentos de hospedagem, entre hoteis, pousadas, hostels e acomodações, que ofertam, juntos, 14.203 leitos. A cidade está ligada a 40 rotas aéreas, sendo 32 nacionais e oito internacionais, das quais nove ligações diretas com destinos fora do país como Orlando e Fort Lauderdale (EUA), Córdoba e Buenos Aires (Argentina), Lisboa (Portugal), Montevidéu (Uruguai) e Santiago (Chile).


Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *