O objetivo é facilitar o acesso dos produtores rurais de PE às linhas de crédito do banco
O secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Aloísio Ferraz, recebeu nesta sexta-feira (24), a superintendente do Banco do Brasil em Pernambuco, Ana Paula Matos. Um dos assuntos discutidos foi o fortalecimento da extensão rural a fim de facilitar o acesso dos produtores rurais de PE às linhas de crédito do banco.
“A extensão rural é fundamental para a geração de crédito no campo, com o técnico extensionista como o facilitador da geração de crédito no campo, trazendo a proposta do agricultor para o Banco”, disse a superintendente. Para ela, o pequeno número de técnicos de extensão no campo é limitador na captação de crédito, resultando no baixo fomento no setor da agropecuária. “No último ciclo da superintendência do Banco tivemos um aumento 50% de negociações realizadas em Pernambuco, passando de 1 bilhão para 1,5 bilhão”, ressaltou Ana Paula Matos.
Aloísio Ferraz destacou atividades do setor agropecuário em Pernambuco com potencial para crescer e gerar renda, a exemplo da fruticultura com a produção de banana, goiaba, além da irrigação com sistemas eficientes que economizem água. “Vamos alinhar parcerias com o Banco do Brasil e grandes colaboradores como o Sebrae-PE e a Embrapa, com foco na capacitação dos nossos técnicos”, salientou o secretário estadual.