Por: Marina Costa – Diario de Pernambuco
Próxima ao marco de 50 anos, a Ortonobre, empresa consolidada na indústria de colchões e estofados em Pernambuco, está planejando a expansão da marca com a mudança da sede, atualmente em Recife, para o Polo Industrial de Vitória de Santo Antão, no Agreste do Estado. A empresa recebeu uma concessão de um terreno de 20 mil m² da prefeitura após a apresentação do projeto e aprovação na Câmara de Vereadores. Em um prazo de três anos, serão investidos até R$ 10 milhões na construção da sede e em projetos futuros, e criados mais de 100 novos empregos.
“O projeto foi demonstrado para os secretários da prefeitura do município e para o prefeito Paulo Roberto. Eles gostaram bastante da ideia e logo depois, recebemos a aprovação pela Câmara dos Vereadores. Estamos nos preparando para iniciarmos a construção da nova sede no 1º semestre deste ano”, conta o diretor-sócio, Leonardo Vasconcelos.
Fundada em 1974 pelo casal Juarez e Ana Maria Correia de Araújo, a Ortonobre se solidificou no mercado ao longo dos anos através da qualidade dos seus produtos e comprometimento com o cliente como a empresa mais tradicional do setor em Pernambuco. Atualmente, está sendo dirigida pela 3ª geração da família: os primos Leonardo Vasconcelos e Roberta Sá Pereira, diretora-sócia, netos dos fundadores, que compartilham a mesma paixão pelos negócios.
Para a diretora-sócia, a transição para assumir o controle da empresa foi orgânica. “Cresci dentro desta empresa e tenho amor pela instituição. Nesse período, trabalhei com meu avô e aprendi muito com ele sobre a indústria. Sempre sentimos a necessidade de perpetuar o que ele criou e nos deixou de herança. Em 2021, após o falecimento do nosso avô, a nossa missão ficou intensificada”, explica Roberta Sá Pereira.
Desde a sua criação, a missão da Ortonobre é proporcionar qualidade e conforto a um preço justo para os seus clientes com a linha de colchões e estofados. No diverso portfólio da empresa são oferecidos travesseiros, colchões, estofados, camas box e acessórios, como mantas, cabeceiras, encostos etc. Toda a etapa de produção é realizada na sede, desde o processo químico para a criação da espuma dos colchões, montagem das camas box e estofados, até a entrega do material para os mais de mil clientes da marca. Hoje, a empresa é responsável pela fabricação mensal de 15 mil colchões, 3 mil camas box e 2 mil de estofados, e conta com 120 funcionários envolvidos diretamente e indiretamente no processo de construção e montagem dos materiais.
Para os sócios, a mudança de sede será responsável por uma fabricação maior e por uma entrega mais dinâmica dos materiais para os seus clientes. “Vitória foi a cidade escolhida por ser uma excelente município para a implantação da nossa empresa devido à proximidade da capital e pelo eixo logístico, nos dando oportunidade de crescer”, finaliza Roberta Sá Pereira.
Em 23 a 25 de março, a Ortonobre participará da feira Expomóvel, no Shopping Polo de Caruaru, com exposição do portfólio da empresa. A instituição também participará da edição de agosto, nos dias 17 a 19.