Foliões de todas as idades curtiram clubes carnavalescos, blocos afro, maracatus e troças no Morro da Conceição e Alto do Burity
Nesta terça-feira (21) de Carnaval, os corredores comunitários do Alto do Burity e do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, receberam os batuques e as coreografias de manifestações culturais como clubes carnavalescos, blocos afro, maracatus e troças. As atrações que se apresentavam nas ruas se misturavam com as mesas montadas em frente às casas, que se tornaram verdadeiros camarotes para prestigiar os grupos.
A comerciante Gerlane Alves, 51 anos, adora participar do Carnaval do Recife da varanda da sua casa, que fica próxima à Praça Othon Bezerra de Melo. “A melhor coisa que a Prefeitura fez foi colocar esses polos descentralizados perto da casa da gente. Eu adoro, porque a gente vê as coisas e não precisa ir pra longe, ficar na multidão”, contou Gerlane.
A programação no Polo Buriti teve início com o cortejo do Clube Carnavalesco Misto Pão Duro, acompanhado da Orquestra Big Frevo. Em seguida, se apresentaram o Grupo Cultural Recifogosas, com a atuação sempre icônica da dupla Mateus e Catirina, o Boi Faceiro e a Trupe Circus da Escola Pernambucana de Circo.
As agremiações também marcaram presença no Polo do Morro da Conceição. A abertura do palco foi com o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, que já deixou os espectadores extasiados. Em seguida, a Troça Carnavalesca Mista Os Bonecandos, de Arcoverde, encantou os minifoliões. Michele Fernanda, 8 anos, acompanhada pela mãe, assistiu à apresentação hipnotizada: “é muito legal assistir, porque eles são muito altos e parecem gigantes de verdade, que dançam frevo”, contou a criança enquanto gargalhava.
O palco do Morro da Conceição ainda contou com a apresentação dos maracatus Oxum Mirim e Nação Maracambuco. Os blocos afro também marcaram presença com o Daruê Malungo, Raízes de Quilombo, Lamento Negro e Ará Ylê.
CARNAVAL DO RECIFE – O Carnaval do Recife é um grande evento multicultural e com presença marcante de manifestações populares. São 44 polos, entre centralizados, descentralizados, comunitários e desfiles de agremiações, em uma programação que se estende por toda a cidade, reunindo atrações locais e nacionais, que celebram a volta do ciclo carnavalesco. Para a sua realização, a Prefeitura do Recife mobilizou parcerias com a iniciativa privada e mais de R$ 8 milhões foram captados de empresas, viabilizados por meio de quatro editais para captação de cotas de patrocínios. Os parceiros são AMBEV, Sports Entretenimento e Produção de Eventos, TIM e CVC. Toda a programação pode ser conferida no site www.carnavaldorecife.com.
Fotos: Maurício Ferry/PCR