Quando chega a segunda quinzena do mês, os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já começam a buscar as datas de pagamento da parcela atual. Os depósitos das aposentadorias e pensões costumam ser feitos nos últimos dias do mês, mas em fevereiro o calendário do órgão sofreu uma mudança.
Por conta do período de Carnaval, o órgão previdenciário se comprometeu a iniciar os pagamentos mais cedo, a partir do dia 17 de fevereiro e seguirá acontecendo até o dia 7 de março. Porém, nos dias 20 e 21, que são a segunda e a terça-feira de Carnaval, os depósitos não serão feitos.
Mesmo que os dias de Carnaval não sejam feriado nacional oficialmente, a festa tem um grande impacto no funcionamento de órgãos públicos e agências bancárias. Por esse motivo, o INSS decidiu suspender o pagamento por dois dias e retomar a agenda de depósitos na Quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro.
O primeiro grupo a receber o seguro é o dos aposentados, pensionistas e beneficiários que recebem da autarquia o valor de um salário mínimo. Aqueles que têm direito a uma quantia mensal maior que o piso, recebem a partir do dia 1º de março. Em 2023, o salário mínimo estabelecido equivale a R$ 1.302.
A ordem de pagamentos do INSS é definida de acordo com o último dígito do número de cadastro do segurado, considerando a sequência que vem antes do traço. O número usado como referência é o que está no cartão da Previdência Social.
Fonte: FDR