thenewscc — Depois de pousar em terras argentinas, Lula teve uma segunda-feira de reuniões em Buenos Aires. Em uma dessas, falando com empresários argentinos e brasileiros, afirmou que o Brasil vai voltar a financiar projetos no exterior.
- E o primeiro projeto é um gasoduto da Argentina. O 1° trecho dele já foi concluído, e, agora, o país busca recursos para dar sequência nas obras. Em uma outra fase futura, o gasoduto poderá chegar ao Brasil
No meio de dezembro, a secretária de Energia argentina anunciou que já contava com US$ 689 milhões de financiamento do Banco Nacional Desenvolvimento Econômico e Social para a obra do gasoduto.
- Na época, ainda no governo Bolsonaro, o BNDES negou a fala da secretária do país, alegando que não tinha liberado nada.
Na reunião, ao lado de Alberto Fernández, Lula comentou sobre o assunto, afirmando que tem certeza que empresários brasileiros têm interesse no gasoduto, colocando esse fator como motivo para criar condições para o financiamento.
Ele citou o orgulho de poder financiar obras em países da América do Sul, citando que o papel dos países maiores é ajudar os que têm menos condições. Além disso, lembrou que faz quatro anos que o BNDES não empresta dinheiro para o desenvolvimento.