FELICIDADE
A médica e escritora, Ana Beatriz Barbosa Silva, autoria dos famosos livros “Mentes perigosas” e “Mentes ansiosas” publicou recentemente mais um sucesso editorial. No livro “Felicidade – Ciência e prática para uma vida feliz” a famosa autora brinda suas leitoras e seus leitores com uma abordagem alicerçada em pesquisas, sem os achismos encontrados em obras que tratam do tema.
De cara Ana Beatriz nos encaminha para fora da zona de conforto e nos sugere descobrir as diferenças entre felicidade, alegria, prazer e satisfação. Não o faz somente com a definição de cada palavra, mas colocando cada uma dessas variáveis em seu espaço e separando, como diz o capitulo segundo a obra, o joio do trigo.
Sem a superficialidade presente na esmagadora maioria dos livros sobre o assunto, busca com extrema competência colocar a felicidade como um fenômeno que alcança fatores biológicos, genéticos e ambientais. Foge da vala comum das publicações que tratam temas complexos sem neles mergulhar.
Com segurança apresenta alguns alicerces da felicidade e desmistifica solenemente abordagens simplistas das letras de músicas. Transita por ponderações de grandes personalidades da filosofia, religião e outras segmentos que tratam do assunto, dando clareza as suas ponderações.
Após destacar os impactos do individualismo, do relativismo e do instrumentalismo presentes em nosso cotidiano vincula a felicidade aos escritos deixados por Epiteto, que nasceu no ano de 55 d. C., citando a
sua obra “A arte de viver”.
Portanto, não é um leitura somente na percepção de entretenimento e sim para ser lida, refletida e aplicada na busca da felicidade. Fica claro que ela existe e está ao nosso alcance. Precisamos fazer algo para merecê-la.