Home » Pajeú » “O governador Paulo Câmara é uma pessoa amiga, contribuiu muito com Ingazeira”, disse prefeito Luciano Torres

“O governador Paulo Câmara é uma pessoa amiga, contribuiu muito com Ingazeira”, disse prefeito Luciano Torres

Na série de entrevista que estou realizando com gestores pernambucanos, o nosso entrevistado desta quinta-feira (29), será o prefeito da Ingazeira, Luciano Torres, onde ele fala do seu terceiro mandato como prefeito da cidade Mãe do Pajeú, política, regional, estadual e nacional, as pespectivas das gestões da nova governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, do Presidente Lula, entre outros assuntos.

Leia na íntegra:

Finfa: Prefeito, qual a sua avaliação dos seus dois anos do seu terceiro mandato?

Luciano Torres: Temos feito muitas obras, mesmo com essa crise que o País vem enfrentando. Com o apoio do governador Paulo Câmara e recursos próprios, conseguimos. 

O Curral do Gado, que foi feito com recursos próprios; a iluminação do campo — nós temos o maior campeonato da região —, também com recursos próprios. 

Contra partida e asfaltamento das ruas. Estamos concluindo a praça central, em frente a prefeitura. Fizemos a reconstrução da escola Nossa Senhora de Lourdes, em Santa Rosa. Reforma do prédio da prefeitura; abastecimento de água em várias comunidades da zona rural…

Nesse ano de crise, fizemos muito. Mesmo com pouco e com economia de recursos, pudemos avançar no nosso município.

Finfa: Dentro desses últimos dois anos da sua gestão, queria que o Senhor pontuasse uma obra a o senhor sonhava e pôde realizar.

Luciano Torres: A iluminação do campo. O nosso campeonato começava às 14h e terminava à noite. Já tivemos muitos problemas. Jogadores já acabaram vindo a óbito [em razão das altas temperaturas]. Começamos no mês de setembro, que é um mês quente. 

Agora, esses jogos foram transferidos para às 17h e continuam durante a noite. Foi um avanço muito grande. Os times, jogadores e torcida agradecem muito.

Outra obra foi o Curral do Gado. Apesar de ser uma obra pequena, deu muita visibilidade aos criadores e negociadores. Esses animais ficavam expostos amarrados em cordas ou em cima de caminhões. 

Passamos pela reforma da prefeitura, das escolas de Santa Rosa, asfaltamentos de ruas…

A obra que eu sonho e continuo sonhando, é o asfaltamento de Ingazeira ao KM 49. O governador Paulo Câmara já fez o projeto e está liquidado. Tem-se a expectativa de que até a sexta-feira (30) seja dada a ordem de serviço para licitar, haja visto que a nossa governadora, Raquel Lyra, disse que as ordens de serviços que tiverem recursos em caixa, ela dará andamento. Mas continuamos na expectativa.

Finfa:Pretende fazer alguma reforma no seu secretariado agora no início de 2023?

Luciano Torres: Não. De imediato, não. Monitoramos o nosso secretariado diariamente. Sempre fazemos reuniões. Quaisquer desacordos que houverem entre os secretários, chamamos aqui e enquadrados. Então, de imediato, não.

Finfa: Como é o relacionamento do Senhor com a Câmara Municipal?

Luciano Torres: Muito boa. Temos oito vereadores da base, só o (??? – 03:18) também, mas que não faz essa oposição ferrenha. Mas é muito boa, todos os vereadores são pessoas competentes, pessoas que, com qualquer dúvida, procuram a mim ou aos secretários. Durante esses dois anos, não tivemos atrito nenhum com a Câmara de Vereadores. O relacionamento é muito bom.

Finfa: Quando o senhor assumiu no início de 2021, pegou a gestão do Governador Paulo Câmara com seis anos. Paulo, nesse período de dois  contribuiu muito com a Ingazeira?

Luciano Torres: Contribuiu. O governador Paulo Câmara é uma pessoa amiga. 

Nesse período, para esse enfrentamento das crises, o problema do óleo nas praias e pandemia que o Brasil passou, que gerou muita despesa do estado, ele foi uma pessoa ideal. Ele soube controlar a receita. Quando passou a pandemia, ele veio com o Programa Retomada, cuidando dos municípios, dando ordens de serviço, de abastecimento e estradas.

Temos abastecimento de água na zona rural, que é através doSISAR, que é uma obra do governo do estado. Foi a pessoa certa no momento certo, especialmente nesse momento de crise que o país vinha passando.

Finfa: Qual a expectativa do prefeito Luciano para o governo Raquel Lyra?

Luciano Torres: É ótima. Todo mundo sabe que votamos em Danilo Cabral, que era nosso candidato do PSB. Como ele não foi pro segundo turno, aderimos a Raquel Lyra, devido sua experiência como prefeita de Caruaru. 

É uma pessoa pé no chão, que tenho certeza de que vai chamar os prefeitos para dialogar. No encontro que nós tivemos em Caruaru, ela disse que vai vir para as regiões. Inclusive eu, como presidente do consórcio, me coloquei à disposição dela para que faça essas reuniões setoriais com os prefeitos.

Então, a expectativa é muito boa em relação ao início da gestão de Raquel Lyra.

Finfa: E a expectativa para o governo Lula?

Luciano Torres: Muito grande. A gente sofreu. Nesses dois anos do presidente Bolsonaro, não tivemos ajuda de nada do governo federal. Com a retomada do governo Lula, a expectativa é grande, haja visto que no meu primeiro mandato, construímos 80 casas no município, ginásio de esportes, equipamentos, máquinas…

Já visando esse governo Lula, tenho um terreno desapropriado no centro da cidade para construirmos casas populares para a nossa população.

Finfa: O Senhor apoiou, nas eleições passadas, Lucas Ramos para deputado federal e José Patriota para deputado estadual. Espera que eles trabalhem pela cidade Mãe do Pajeú?

Luciano Torres: Com certeza. Conseguimos avançar muito praticamente sem deputados estaduais ou federais. Tínhamos votado em João Campos, que foi eleito prefeito de Recife e ficamos sem deputado federal. Apesar de que ele enviou uma emenda de 500 mil reais para asfaltamento de ruas. 

Diogo Moraes, que era nosso majoritário, em um acordo que foi feito optamos por ficar com José Patriota. Então, a partir de 2023, teremos como deputados duas pessoas que conhecem a realidade do Pajeú, de Ingazeira. A expectativa é muito grande. Vamos conseguir muitas ações tanto com Patriota, como com Lucas.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários