A Prefeitura do Recife iniciou, nesta quinta-feira (9), as obras de requalificação do entorno do Açude de Apipucos, na Zona Norte da cidade. A intervenção dará cara nova para o Parque de Apipucos e para as margens do açude, melhorando também a ligação com o Parque da Macaxeira. O valor investido será de cerca de R$ 2 milhões e os serviços estão sob a responsabilidade da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). O prefeito, João Campos, acompanhou o início das obras.
“Estamos aqui no Açude de Apipucos dando início à requalificação do seu entorno. O píer será requalificado, terá espaço para convivência em família, terá um novo Parcão, terá quiosque, a gente vai fazer um novo projeto paisagístico da área, vai ser tudo requalificado. Com isso, vai ser um ambiente adequado pras famílias aqui conviverem, pra os recifenses poderem desfrutar de uma área de lazer, de convivência, com fortalecimento da atividade turística também. É um projeto que a gente faz com muito gosto, vai custar R$ 2 milhões e a gente vai poder inaugurar já em março do próximo ano. A gente tem procurado requalificar as áreas da nossa cidade, sobretudo aquelas que apresentam um grande potencial de convivência com as pessoas”, destacou João Campos.
O objetivo é criar novos atrativos e trazer mais usuários para a área, que tem uma das mais belas paisagens da Zona Norte. No Parque de Apipucos, a intervenção prevê a implantação de um Parcão, espaço adequado para os animais de estimação; construção de paredes de escalada lúdicas, plantio de mudas e melhorias na pista de caminhada, fazendo a conexão com o Parque da Macaxeira; além da recuperação dos quiosques e demais equipamentos existentes.
Marília Dantas, secretária de Infraestrutura, ressalta a importância do local como área de lazer, convivência e também do elo de ligação entre os Parques de Apipucos e Macaxeira. “Será realizada uma requalificação de todo o parque. O objetivo é atrair mais usuários. Com isso, serão colocados novos brinquedos. Vai ser feita a ligação entre o Parque de Apipucos e o Parque da Macaxeira, tendo um passeio acessível. A ideia é que seja implantado um pedalinho. Vai ser feita a implantação de um píer, já aproveitando a estrutura existente, além disso, haverá um cuidado com os jardins já existentes e os novos que serão criados. A ideia é atrair e fazer com que as pessoas que moram perto e também em outras áreas venham casa vez mais usufruir da requalificação que o Parque de Apipucos apresenta”, explanou Marília.
A pracinha às margens do açude ganhará um píer para proporcionar usos como pedalinhos ou caiaques, com 3 novos quiosques de piaçava para servir de apoio, além de melhorias no paisagismo. A conexão com o Parque da Macaxeira será melhorada com a recuperação do piso e do guarda-corpo de madeira. Será feita também a requalificação do piso da Rua Massaranduba, no trecho que margeia o açude, e a implantação de novo corrimão na escadaria de acesso à paróquia de Nossa Senhora das Dores.