Home » Brasil » Ministro da Defesa do governo Lula será civil, diz Aloizio Mercadante

Ministro da Defesa do governo Lula será civil, diz Aloizio Mercadante

Por Alexandro Martello, g1 — Brasília

Ex-ministro coordena grupos técnicos da transição. Ministério da Defesa foi chefiado por civis nas gestões FHC, Lula e Dilma e comandado por militares nos governos Temer e Bolsonaro.

O coordenador dos grupos técnicos que fazem a transição de governo, Aloizio Mercadante (PT), afirmou nesta sexta-feira (18) que o ministro da Defesa do futuro governo Lula será um civil.

Mercadante deu a declaração ao conceder entrevista coletiva na sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde atua a equipe de transição.

“O presidente [Lula] já disse isso publicamente, que o ministro da Defesa será um civil. Foi no governo dele e será [no novo mandato]”, declarou Mercadante.

Criado em 1999, o Ministério da Defesa foi chefiado por civis nos governos Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff. Em 2018, último ano do governo Michel Temer, a pasta passou ser comandada por militares.

O governo Jair Bolsonaro, que assumiu em 2019, também manteve militares à frente do ministério nos últimos quatro anos. (Foto: Ministério da Defesa/Reprodução)


Inscrever-se
Notificar de

1 Comentário
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
J. Cícero Alves Costa
2 anos atrás

O titular da pasta da Defesa deve ser sempre um civil.

Muitas vezes, um militar quando Ministro da Defesa se esquece que está exercendo um cargo civil e passa a agir como um general como se os chefes dos Poderes da República fossem soldados e a Esplanada dos Ministérios fosse um quartel.

Não cabe ao Ministro da Defesa, por exemlo, contestar a segurança e integridade do processo eleitoral, questionando as urnas eletrônicas e exigindo uma votação paralela no dia das eleições com cédulas de papel como fez o ministro e general Paulo Sérgio Nogueira nas eleições deste ano. A Constituição Federal não confere ao ministro da Defesa competência para se imiscuir no processo eleitoral.

É muito bom, portanto, saber que o próximo ministro da Defesa será um civil.