Home » Sem categoria » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

AMIGOS DE QUINCAS RAFAEL – V

Chegamos ao penúltimo dos seis amigos de Quincas Rafael. Desta feita falaremos sobre o comerciante Hermenegildo Marinho dos Santos conhecido como Seu Minéu. Com este eu convivi deste que aportei em Afogados da Ingazeira em 1972. A sua peixaria na Avenida Manoel Borba era vizinha da loja de produtos agropecuários denominada CRC – Companheira de Revenda e Colonização, local onde estudei e trabalhei com o amigo Dimas Mariano de Brito. Ali Seu Minéu, ao saber que eu era filho de Quincas Rafael sempre me dedicou generosa atenção.

Posteriormente como funcionário do Banco do Brasil usufrui, normalmente ao final das sextas feiras, com outros colegas do banco o fim de tarde que Seu Minéu promovia para amigos. Aprendi muito naquele espaço com os médicos Hermes e Orisvaldo e com o veterinário Bartolomeu. O carisma do proprietário elevava o nível da satisfação em tomarmos cerveja gelada com um tira gosto especial.

O jovem sonhador teria acesso ao estilo carismático de Seu Minéu, o qual meu pai destacava em nossa conversas. Tive o privilégio de trabalhar com Fernando e Nenéu, filhos do ilustre comerciante. Fernando, ainda na ativa no Banco do Brasil dedicou-se com afinco às pesquisas sobre Afogados da Ingazeira e região e tem, sem sombra de dúvidas, o maior acervo fotográfico sobre personalidades e fatos da nossa cidade. Produziu dois belos livros sobre o região: “Afogados da Ingazeira ‘Memórias’” e “Afogados da Ingazeira, páginas da sua história.”

Tudo que meu velho pai me passou sobre amizade duradoura e sincera eu pude constatar na convivência com Seu Minéu, homem de destaque como comerciante, desportista e carnavalesco. Cada recanto do nosso saudoso ACAI – Aeroclube de Afogados da Ingazeira reproduzia as gargalhadas do nosso homenageado. Não é por acaso o nome de Minéu está inserido no poema de Quincas Rafael, denominado “O Coreto da praça”, ali está pelo fato da fazer parte da grife de amigos.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários