Home » Sem categoria » Conferência da Unale discute atualização dos regimentos e inovações tecnológicas para o Parlamento

Conferência da Unale discute atualização dos regimentos e inovações tecnológicas para o Parlamento

O presidente da entidade, deputado estadual Lidio Lopes, do Mato Grosso do Sul, o vice-presidente da Unale, Diogo Moraes, e o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros, ambos do PSB, estavam entre as autoridades presentes.

Segundo Lidio Lopes, a 25ª Conferência da Unale antecipa desafios do futuro, como a necessidade de atualizar os regimentos internos das Assembleias, e de cada vez mais incorporar inovações tecnológicas no dia a dia do Parlamento: “Tivemos a vigésima quarta, uma conferência totalmente tecnológica, após um período de pandemia, mas agora, efetivamente, após essa pandemia, o parlamento do futuro gera uma grande expectativa, expectativa de alterações dos regimentos internos, das leis orgânicas dos parlamentos no Brasil, para uma atuação profícua e eficaz dos parlamentares”.

Para Diogo Moraes, essa edição do encontro não é só simbólica pela comemoração do jubileu de prata da conferência nacional, mas pelo fato de que 2023 será, na avaliação do deputado, um ano de grandes debates nacionais. Ele acredita que o intercâmbio de experiências bem-sucedidas deve preparar os participantes para os desafios do futuro. “Parlamento que necessita de tecnologia, que precisa de novas ordens dentro de seu próprio regimento interno para adentrar de vez a questão tecnológica, as questões híbridas, que passam para dentro do processo legislativo”.

Ainda durante a abertura, Eriberto Medeiros defendeu as prerrogativas parlamentares, além da independência, altivez e autonomia das casas legislativas. De acordo com o presidente da Alepe, essa postura é fundamental para entregar ao cidadão mais avanços, direitos e conquistas. Ele também lembrou que há 25 anos a Unale promove a oportunidade de integração entre as casas legislativas: “Dando a oportunidade de deputados e de deputadas estaduais, servidores das Assembleias Legislativas de todo o País de se unirem, debaterem, trocarem ideias, sugestões, para que se possa fazer aquilo que verdadeiramente todos nós que prestamos esse serviço nas Assembleias Legislativas, tanto deputados e deputadas como servidores, terem o mesmo foco, o mesmo objetivo, a mesma direção: prestar um serviço de boa qualidade para a população”.

Representando o Governo de Pernambuco, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Cloves Benevides, também saudou o público presente à solenidade. O gestor apontou que o Poder Legislativo representa um espaço de transformação na vida das pessoas, com base no “diálogo franco” que os parlamentares estabelecem com os diversos segmentos da sociedade.

Em torno do tema central “Rumo ao Parlamento do Futuro”, deputados estaduais, palestrantes convidados, parlamentares estrangeiros e servidores do Legislativo vão discutir, até a próxima sexta, pautas de relevância para a evolução do trabalho realizado pelas Assembleias Legislativas.

A programação inclui painéis simultâneos, com discussões que extrapolam a política para abordar assuntos como gestão pública, empreendedorismo, economia criativa, imigração e cidades inteligentes. Na edição deste ano, foram mais de mil inscritos para as atividades de atualização das práticas legislativas.

Na sexta, último dia da conferência nacional, será realizada a cerimônia de entrega da 3ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã. A honraria tem a finalidade de reconhecer e incentivar práticas que promovem o bem-estar da sociedade, o fortalecimento dos estados, a humanização e a modernização dos serviços legislativos.

Assembleias de todo o país concorrem em três categorias: Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais. Em seguida ao evento de premiação, a Unale realiza Assembleia Geral Ordinária com o objetivo de eleger a nova diretoria da entidade.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários