Home » Coluna do Finfa » Coluna do Finfa

Coluna do Finfa

Continuação da funcionalidade – Na reunião que aconteceu na última quarta-feira (23), em Serra Talhada, com os prefeitos que apoiaram a governadora eleita Raquel Lyra, no segundo turno, uma pauta chamou a atenção dos gestores. A funcionalidade do Hospital Regional Emília Câmara de Afogados da Ingazeira.

Em conversa com este blogueiro, um prefeito foi enfático em afirmar, que foi pautado pelos gestores presentes, a continuação da OS Tricentenário, no comando do Hospital Regional Emília Câmara.

O governador Paulo Câmara, teve a iniciativa no ano de 2017, de passar o controle do Hospital Regional Emília Câmara, para  a Organização Social Hospital do Tricentenário, que mudou completamente todo seu funcionamento.

O Hospital Regional Emília Câmara, com atendimento 100% SUS que tem como missão prestar um serviço de atendimento médico hospitalar com qualidade e resolutividade com foco no respeito e atenção ao usuário.

A unidade atende a demanda de 12 municípios: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama. Beneficia uma população de 186.629 habitantes, 2 % da população total do Estado de Pernambuco.

É importante registrar que antes da chegada da OS a unidade chegou a possuir capacidade máxima de 62 leitos, atualmente a unidade possui capacidade de 104 leitos operacionais e mais 27 leitos intermediários.

Durante a pandemia o HREC, adaptou todas as suas atividades para garantia da assistência qualificada, chegou a possuir 30 leitos de UTI, todos com porte para realização de HEMODIÁLISE, contratou mais de 135 profissionais para a garantia do quadro assistencial nas unidades de terapia. Utilizou todos os espaços físicos administrativos com adaptação para encaixe de leitos durante o pico pandêmico.

Com relação ao quadro profissional o grande problema registrado antes da gestão OSS era a falta de médicos e o número de transferências realizadas, atualmente nosso quadro profissional conta diariamente com 3 clínicos, 1 pediatra, 01 cirurgião, 2 obstetras, 01 neonatologista, 01 traumatologista, 01 uteísta e a escala de médicos ambulatoriais.

Realizam cirurgias de pequeno e médio porte, sejam de urgência ou eletivas. Atualmente contam com cirurgia geral, ginecológica, traumatológica e vascular. Quanto ao atendimento ambulatorial de pacientes egressos do próprio hospital e referenciados pela Central de Regulação da SES/PE, nas seguintes especialidades: pediatria, psiquiatria, traumato-ortopedia, geriatria, cardiologia, ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral e clínica médica, com exames de USG, RADIOGRAFIA E TOMOGRAFIA.

A unidade que possuía 4 mts² de área construída, atualmente já encontra-se com mais de 6 mts² de área construída. Reformou enfermarias da emergência, inaugurou 30 leitos de clínica cirúrgica, aumentou leitos de obstetrícia e pediatria, expandiu a rotatividade das atividades do bloco cirúrgico, construção da ala de emergência dialítica e atualmente encontra-se em tramites finais da construção da UTI GERAL TIPO II, FARMÁCIA HOSPITALAR E ALMOXARIFADO.

Por fim, a unidade segue com a gestão de Sebastião Duque e coordenações Jair Flavio e Jaime Lima (Coordenador Médico), Marília Alcântara Sitônio Galvão (Coordenador de Enfermagem), Flávio Antônio de Almeida Júnior (Coordenador Administrativo e Financeiro), que tem comandado com muita responsabilidade e profissionalismo.

Você sabia – Que a Prefeitura de Iguaracy ficou em primeiro lugar no Índice de Transparência do Tribunal de Contas de Pernambuco-TCE-PE.

Vacinando – Depois da liberação do Governo do Estado, a Prefeitura de São José do Egito, através da Secretaria de Saúde e do PNI Municipal, iniciou nesta quinta-feira (24), a aplicação da 5ª dose da vacina contra covid-19 nos idosos com 80 anos ou mais. As autoridades de saúde lembram que a quinta dose do imunizante só pode ser aplicado naqueles que tenham recebido a segunda dose de reforço ou a 4ª dose geral há, pelo menos, quatro meses.

Vai realizar – O Governo Municipal de Serra Talhada, através da Secretaria Municipal de Educação, estará realizando nesta sexta-feira (25), na Câmara de Vereadores das 8:30 às 13 horas, o evento do Busca Ativa Escolar: desafios e perspectivas para 2023. O encontro será promovido pelos representantes da Asserte, tendo como participação os representantes de outros municípios, mobilizadores do selo da UNICEF e coordenadores operacionais do Busca Ativa. Serra Talhada irá receber 59 municípios, totalizando 120 pessoas. O evento tem por finalidade discutir novas metas e enfrentamento aos desafios dentro da educação.

Assume – O senador pernambucano Jarbas Vasconcelos (MDB) se licenciou do cargo para realizar um tratamento de saúde. Em seu lugar, nos próximos quatro meses, assumirá o seu primeiro suplente o economista Fernando Dueire (MDB).A posse ainda não foi marcada e deverá ocorrer conforme regimento interno do Senado, que estipula a convocação pela presidência da Casa.

Frase “Vou me dedicar integralmente a essa missão neste ano que será muito importante para o Brasil com um novo governo. Estou pronto para assumir esse desafio, buscando sempre o equilíbrio e o diálogo para representar a vontade do povo unificar o país”.(Deputado Federal Felipe Carreras, após ser escolhido para assumir o cargo de líder do PSB na Câmara em 2023)

Moção de Aplauso – Recebi a confirmação, que a entrega da Moção de Aplauso pelo 10 anos deste blog, que foi outorga por 08 vereadores da Câmara de Vereadores da Ingazeira, será entregue na Sessão Ordinária do próximo dia 14 de de Dezembro. Agradeço aos oito vereadores pela consideração e respeito pelo nosso trabalho árduo.

Comemorando – O Presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Rubinho do São João, está comemorando o resultado do TCE, do ranking de transparência das câmaras e prefeituras de Pernambuco. O levantamento foi feito pela ATRICON ( Associação dos membros dos Tribunais de Contas do Brasil). Das 185 câmaras, a Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira se destacou ficando em 9º lugar.

Perguntar não ofende – No início da gestão da governadora Raquel Lyra, haverá surpresas na política do Pajeú?


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários