Home » Sem categoria » Psicologia em foco

Psicologia em foco

Fatores psicológicos: causam ou agravam doenças de pele? 

A relação mente e corpo existe e a cada dia que passa os estudos comprovam a necessidade de cuidar da saúde como um todo e não apenas de forma fragmentada. E não seria diferente quando se trata da relação dos fatores emocionais e os adoecimentos de pele.

Quem apresenta quadros de ansiedade, depressão e estresse pode sofrer com problemas de pele já que algumas condições dermatológicas são desencadeadas ou agravadas por fatores emocionais. Sendo assim, o estado emocional pode influenciar diretamente para o surgimento de alguns adoecimentos de pele como vitiligo e psoríase, por exemplo.

Além disso, essa relação é uma via de mão dupla já que as doenças de pele podem afetar a autoestima, o trabalho e as relações sociais. O que fortalece a necessidade de um acompanhamento multiprofissional envolvendo psicólogo e dermatologista.

Investir na qualidade de vida é essencial para que se consiga prevenir e promover saúde. O cuidado com a saúde não deve ser realizado apenas após o surgimento do adoecimento, mas deve ser uma constante.

Janaína Maria G. Fonsêca Tolêdo. Psicologa Clínica, Mestra em Hebiatria (Adolescência), Terapeuta em EMDR e Especialista em Saúde Mental. Instagram: @jana.psi – Contato: (81) 9 9643-2926


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments