Home » Sem categoria » Psicologia em foco

Psicologia em foco

Você é uma pessoa que se preocupa com tudo?

Você é uma pessoa que tem dificuldade de parar de se preocupar, sempre está preocupado com as finanças, com os filhos, o trabalho, a casa e isso te causa uma sobrecarga tão grande que as vezes você se irrita e explode?

Você se sente cansado mentalmente e exausto fisicamente e isso vem gerando dificuldades no seu sono e na sua concentração? Isso vem ocorrendo por mais de seis meses?

Pois é, você pode está com Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), esse é o transtorno de ansiedade mais comum.

De acordo com o DSM-V (MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS), a pessoa com TAG sente ansiedade e preocupação excessiva (expectativa apreensiva), ocorrendo na maioria dos dias por pelo menos seis meses, com diversos eventos ou atividades e tende a imaginar os piores desfechos para o futuro. Além disso, o indivíduo considera difícil controlar a preocupação, dificuldade em concentrar-se ou sensações de “branco” na mente, irritabilidade, tensão muscular, perturbação do sono (dificuldade em conciliar ou manter o sono, ou sono insatisfatório e inquieto), esses sintomas causam sofrimento significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

Isso ocorre porque no TAG a pessoa fica em estado de alerta por muito tempo. E isso gera uma sobrecarga no organismo podendo inclusive levar à adoecimento psicossomático, ou seja, o corpo acaba adoecendo por toda a tensão gerada.

Mesmo com tudo isso, a ansiedade é um dos adoecimentos mentais que mais tem resposta positiva quando passam por tratamento. O tratamento pode por psicoterapia e/ou acompanhamento medicamentoso com psiquiatra.

Se você se identificou com o texto acima, busque ajuda. Procure um profissional que possa avaliar o seu caso e verificar se realmente o que você tem é um transtorno de ansiedade, assim você poderá cuidar desses sintomas e pensamentos e melhorar sua vida significativamente.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments