Home » Sem categoria » Bom Dia Brasil mostra a Covid em queda no Recife e a ocupação de leitos abaixo de 70% no estado

Bom Dia Brasil mostra a Covid em queda no Recife e a ocupação de leitos abaixo de 70% no estado

Com a queda no registro de novos de casos do coronavírus nos últimos 45 dias, a Prefeitura do Recife decidiu criar mais 29 novos leitos de UTI no hospital de campanha de Santo Amaro, de modo a assegurar maior retaguarda no serviço público de saúde para os casos mais graves da doença. A medida pode ser efetivada devido a uma reorganização do sistema municipal, que busca focar na abertura de leitos para pacientes com maior complexidade. Com isso, a capital pernambucana passa a oferecer 342 leitos de terapia intensiva. Desse total, 65% estão ocupados com pacientes oriundos de outros municípios. Em paralelo, a gestão municipal desativou 90 leitos de enfermaria no hospital provisório dos Coelhos e remanejou parte dos equipamentos para outras unidades de saúde da capital.

De acordo com a Prefeitura do Recife, parte dos equipamentos desativados serão redistribuídos para as três maternidades municipais, a Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE) do Ibura e o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa. Esse último, em fase de conclusão da obra, será inaugurado pela gestão municipal nos próximos meses. Por outro lado, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou que parte dos aparelhos retirados de uso serão guardados temporariamente em galpões. Caso a curva epidêmica volte a subir na cidade, a prefeitura recolocará em serviço nos leitos dos hospitais de campanha.

Durante a pandemia do novo coronavírus, a cidade do Recife chegou a responder por 54% dos casos confirmados em Pernambuco. Esse índice foi registrado no mês de abril. Passados dois meses, a capital pernambucana observou queda no volume de casos e terminou junho anotando 21% do total de pessoas contaminadas pelo Covid-19 no estado. A queda na curva de contágio permitiu a prefeitura fechar enfermarias nos hospitais provisórios montados nas policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Arnaldo Marques (Ibura) e Barros Lima (Casa Amarela) e no Hospital da Mulher.

OCUPAÇÃO EM QUEDA – Segundo números da Secretária Estadual de Saúde (SES), divulgados na terça-feira (7), a taxa de ocupação de leitos de UTI nos hospitais dedicados para tratamento do Covid-19 caiu para menos de 70%. Já o índice de ocupação dos leitos de enfermaria, de acordo com a pasta, atualmente está em 55%. A gestão estadual informou que foram reduzidas de 22 para 20 as unidades de referência da Atenção Básica para atendimento de pacientes com suspeita de coronavírus.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments