Como ajudar alguém com crise de ansiedade?
O Brasil é um dos países com mais casos de ansiedade no mundo. Contudo, ainda há um grade tabu sobre a ansiedade. Algumas pessoas apresentam quadros de ansiedade e não conseguem falar das crises de ansiedade por medo de ser julgada ou por vergonha.
Apesar de ser comum, ainda há um preconceito sobre esse adoecimento. Há pessoas que realmente acreditam que a ansiedade é uma escolha e não é. Ninguém é ansioso porque quer, assim como ninguém é diabético, hipertenso ou cardiopata porque quer.
Mas nós podemos sim ajudar essas pessoas para que se sintam acolhidas e possam falar sobre os seus sentimentos. Podemos dar suporte e tentar compreender o que acontece no dia a dia de um ansioso. E acredite, é muito difícil.
Por isso, vou dar 4 dicas para que você possa ajudar uma pessoa que está enfrentando uma crise de ansiedade:
1) Acolha e escute esse pessoa. Tente compreender como ela está e o que ela está sentindo. Nesse momento não cabe julgamentos. Então não utilize frases como: “deixa de frescura” ou “isso já passa, é coisa de sua cabeça” . Mas abra espaço para o diálogo e afeto.
2) Pergunte a pessoa se ela está bem naquele local. Caso ela deseje, leve ela para um lugar mais tranquilo. Diga que ela pode contar com você e que você está ali para ajudá-la.
3) Sugira que ela faça uma técnica de respiração com você, assim ela consegue mudar o foco dos pensamentos e o exercício de respiração ajuda na diminuição da ansiedade. Vocês podem inspirar lentamente contando até 5 e expirar lentamente contando até 5.
4) Depois que a pessoa se acalmar e que o quadro de ansiedade passar, converse. Pergunte há quanto tempo isso vem acontecendo, acolha novamente e caso ela deseje busque com ela o auxílio de um profissional para acompanhá-la.
Janaína Fonsêca. Psicóloga Clínica (CRP 02/16532), Especialista em Saúde Mental e Mestra em Hebiatria.