Blog da Folha
O ex-prefeito de Olinda (1977/1980 e 1993/1996), Germano Coelho, morreu aos 93 anos, nesta quarta-feira (15), em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Segundo informações de familiares, o paraibano Germano Coelho estava em casa.
Advogado, educador e humanista, ele também foi professor do curso de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O sepultamento irá acontecer no Cemitério Parque das Flores, no bairro de Tejipio, na Zona Oeste do Recife.
Veja o que os políticos e personalidades pernambucanas disseram sobre o falecimento de Germano Coelho.
Geraldo Julio, Prefeito do Recife
“Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento de Germano Coelho, figura cuja biografia é indissociável da cidade do Recife. Humanista, advogado como formação e professor como missão, acreditava na educação enquanto instrumento de transformação social e, na década de 1960, foi fundador do Movimento de Cultura Popular (MCP) ao lado de nomes como Paulo Freire, ambos comprometidos com a missão da erradicação do analfabetismo para a construção de uma sociedade mais justa para todos. Deixa para Pernambuco um enorme legado em torno da cultura, memória, educação e política ao longo de toda uma vida dedicada a servir à sociedade.”
Eduardo Marques, presidente da Câmara Municipal do Recife
“Germano foi meu professor do curso de Direito na Universidade Católica de Pernambuco. Tive a oportunidade de conhecer e conviver com seu jeito afetuoso e sorriso largo. Na política foi um lutador pelas causas populares, prefeito de Olinda por duas vezes. Que Deus possa confortar familiares e amigos, porque temos certeza que ele nos deixa um enorme legado de vida, de amor, fraternidade e compromisso com quem mais precisa”, disse Eduardo.