Coronavírus: SOMOS TODOS UM
Em janeiro de 2019 começamos a ver na mídia reportagens sobre um vírus, ainda pouco conhecido, que causava problemas respiratórios. Posteriormente o vírus foi classificado como um coronavírus e infectou inicialmente pessoas na China, Japão, Tailândia, Coreia do Sul, França e Estados Unidos. No final de janeiro a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimava que o número de casos estaria próximo à dois mil. Sendo que em 11 de março deste ano vimos os noticiários declarar que estamos vivendo uma pandemia do novo coronavírus (SARS- Cov-2), segundo a OMS.
Para além de toda questão relacionada à saúde da população, que é muito importante, o coronavírus nos convoca a refletir o quanto nossas ações estão diretamente ligadas. Cabe a cada um de nós compreender que mesmo ainda não sendo necessário o alarde em Pernambuco, segundo as autoridades locais, precisamos seguir as medidas e orientações solicitadas.
Não é sobre você, é sobre todos nós. Precisamos compreender o quanto o coronavírus nos chama à coletividade, ética e empatia. Não só na quarentena, mas também na compra de produtos onde muitas vezes compramos todo o estoque sem pensar no coletivo. É importante refletir sobre nossas ações, quando nos preocupamos em aumentar o valor dos produtos mais procurados com o objetivo de lucrar e não pensamos nas pessoas que não tem condições financeiras de consumir e também precisam se proteger e guardar mantimentos.
Sejam empáticos, solidários e pensem em todos, só assim venceremos essa pandemia.
Lembre-se: SOMOS TODOS UM.
Janaína Maria G. Fonsêca Tolêdo, Psicologa Clínica, Mestra em Hebiatria (Adolescência), Pós-graduada em Saúde Pública, Saúde Mental e Dependência Química, Foi Residente do Programa Multiprofissional de Saúde Mental do IMIP, Terapeuta em EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing), Título de Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP/PE, Colunista do Psicologia em Foco – Blog do Finfa, Colaboradora do Projeto de Extensão UPE – Sono é Vida. Instagram: @jana.psi