Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

LIVROS

Registros disponíveis na internet apontam que o livro mais lido em todos os tempos é a “Bíblia” e que “Dom Quixote” é a obra literária recordista de vendas na história. Com esta informação, lanço meu olhar para as três frases a seguir visando dar nobreza a esta narrativa. “Eu sempre imaginei que o paraíso seria um tipo de biblioteca” – Jorge Luis Borges; “Eu acho a televisão muito educativa. Toda vez que alguém liga o aparelho, eu vou para a outra sala e leio um livro” Groucho Marx e “Livros dão alma ao universo, asas para a mente, voo para a imaginação, e vida a tudo” – Platão. . As autorias estão indicadas em arquivos disponíveis na rede mundial de computadores, site “poemese.com”.

Por concordar plenamente com as três quero aqui registrar a preocupação que passei a carregar após o diálogo com dois escritores residentes em Afogados da Ingazeira.

O primeiro relatou que estava expondo seus livros em determinado local e um “leitor” aproximou-e e perguntou o preço. O autor respondeu que o livro custava R$ 20,00. O potencial comprador indagou: “Dar para fazer R$ 10,00?” O autor ao receber a proposta afirmou: “Não amigo, estou vendendo um livro pelo preço justo”.

Ao segundo perguntei quando sairia um novo romance, ele desabafou: “Caro amigo, tenho três romances em editoras diferentes. Cada uma apresenta uma desculpa sobre a necessidade de esperar uma melhor oportunidade para publicação.” Encerrou nosso diálogo sobre o assunto dizendo: “Com este cenário perdi o ímpeto para concluir um quarto romance”.

O que vemos em relação a falta de interesse pela leitura e a banalização do mercado de livros não seria uma das causas do individualismo e da ignorância que campeia pelo mundo? Quem tiver a resposta grite. Minha sugestão é “Vamos ler gente, faz bem, educa e humaniza.”


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários