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Psicologia em foco

3 dicas para quem tem medo de falar em público

O medo de falar em público está relacionado, dentro dos adoecimentos mentais, à ansiedade social. É aquela timidez excessiva que não permite com que você se prepare de modo tranquilo para uma apresentação. Isso acaba prejudicando as pessoas que tem esse medo em seu trabalho, escola e na busca por novos amigos.

Ao lidar com uma situação de exposição, como falar em público, a pessoa sente o corpo tremer, coração bater mais forte, boca seca e muita vezes a ansiedade pode ajudar no surgimento do famoso “deu branco”, que é quando você fica tão nervoso que não lembra o que iria falar.

Por esse motivo separei 3 estratégias que podem te ajudar:

1) Estude muito bem o que você vai falar, tenha conhecimento suficiente para ficar a vontade com o tema;
2) Apresente-se em voz alta em frente ao espelho e grave sua voz (pode ser até em aplicativo no celular), posteriormente escute e faça as modificações necessárias. Assim você verá o que precisa estudar mais e o que precisa ser ajustado em sua fala;
3) Apresente para alguém que você confia, vale pai, mãe, primo(a), namorado(a), amigo(a), etc. A ideia é treinar, pois quanto mais seu cérebro entrar em contato com a experiência antes dela acontecer de verdade mais fácil será para você.

Vale pontuar que há casos em que é necessário um acompanhamento profissional, pois o nível de ansiedade está alto demais o que faz com que a pessoa não consiga enfrentar sozinha, precisando de uma ajuda.

​Janaína Maria G. Fonsêca Tolêdo. Psicologa, Mestra em Hebiatria (Adolescência). Pós-graduada em Saúde Pública, Saúde Mental e Dependência Química. Foi Residente do Programa Multiprofissional de Saúde Mental do IMIP. Terapeuta em EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing). Título de Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP/PE. Foi Colaboradora do Projeto de Extensão UPE – Sono é Vida. Instagram: @jana.psi


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