Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

NEGÓCIO DA CHINA

A edição de dezembro de 2019 da revista Época Negócios é praticamente dedicada para China. Nos artigos e nas reportagens a revista busca respostas para os fatores que levam aquele país para o topo da economia mundial. Nos conteúdos apresentados e em outras fontes encontramos alguns fatores que direcionam e sustentam o sucesso do país asiático. Planejamento de longo prazo, educação, inovação e trabalho.

No tocante ao Planejamento de longo prazo o mundo tem muito para aprender com os chineses. A preocupação com este assunto faz parte do pensamento chinês e é bancado por iniciativas do governo.

A Educação no formato desenhado pelo governo da China o absorvido pela população extrapola a questão ensino x aprendizado e alcança o sentido pleno de formação.

A inovação é histórica na China, as novas tecnologias hoje disponíveis apenas facilitaram a capacidade criativa do chinês. A valorização da criatividade é uma prática milenar. Faltaria espaço para nominar os inventos da China.

E o trabalho a soma de tudo. Na China o trabalho não é somente meio de ganhar a feira como equivocadamente dizemos no Brasil. Os chineses fazem do trabalho uma das formas que conduzirão a China para o primeiro lugar da economia mundial, mesmo com o “coronavírus” e outros obstáculos que surgirão. O jeito chinês de ser incomoda as potências que se seguram no poder bélico e na exploração dos demais.

O Brasil continua com políticas de prazo zero, focadas no pensamento do governante do momento. Não planejamos, jogamos a educação no fundo de uma gaveta, não incentivamos a inovação e cultuamos a preguiça. Resultado? A China caminha para o primeiro lugar e o Brasil no sentido contrário. (Por: Ademar Rafael)


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários