Mente cansada, corpo doente
As vezes ficamos tão sobrecarregados com questões do dia a dia que adoecemos. São inúmeras tarefas a serem realizadas, pendências, etc. São tantas atividades que mesmo que seu dia tivesse 25 horas você não daria conta de executar todas elas. Você se sente assim? Se atropelando o tempo todo, sem tempo para si mesmo, ligado o dia inteiro.
Nessa vida agitada o que muitas vezes dificulta é que a manutenção de uma rotina agitada por um tempo considerável pode fazer com que teu corpo solicite uma pausa. Pois quando entramos em um ciclo que tem como característica forte o descuido em relação à si mesmo e à própria saúde mais cedo ou mais tarde seu corpo vai pedir essa pausa, e muitas vezes essa pausa vem com o adoecimento.
Isso ocorre porque quando a mente não aguenta tamanha pressão ela acaba por descarregar no corpo o seu sofrimento. É uma virose, um resfriado, uma dor nas costas, uma fadiga causada pelas noites de sono mal dormidas e pelo alto nível de estresse que acabam repercutindo na sua imunidade.
Essas são as doenças psicossomáticas que estão ligadas à emoções, sentimentos e pensamentos, e acabam se manifestando também no corpo, causando sintomas e doenças físicas.
Se você se identifica com o tema eu te convido à realizar um exercício esta semana. Sugiro que durante nesta semana você separe alguns minutos para realizar uma atividade que te acalma e tranquiliza. Pode ser um passeio, assistir um filme, cozinhar algo que você adora, o importante é que você separe esse tempo para investir em você mesmo. Desacelere e se conecte consigo mesmo. Isso te trará muito mais energia para o seu dia.
Janaína Maria G. Fonsêca Tolêdo. Psicologa Clínica. Instagram: @jana.psi.