Vereadores de todo o Estado contarão, a partir desta quarta-feira (11), com uma estrutura de apoio ao trabalho parlamentar na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O presidente da Casa, Eriberto Medeiros (PP), e o primeiro secretário deputado Clodoaldo Magalhães (PSB) inaugurarão a “Sala do Vereador Liberato Costa Júnior”, uma homenagem ao ex-vereador do Recife, por dez mandatos, falecido em 2016.
Após a inauguração da Casa do Vereador, às 16 horas, a Alepe realizará em frente ao edifício Miguel Arraes sua Cantata Natalina que este ano será regida pelo coral da Casa, o Vozes de Pernambuco, e o Coral de Câmara do Conservatório. Neste ano, 43 adolescentes das instituições Casa da Madalena e Raio de Sol, ambas na Madalena, foram convidados para a apresentação.
As entidades foram selecionadas em função de alguns adolescentes integrarem o “Alepe Acolhe”, projeto de capacitação de meninos aptos à adoção para o mercado de trabalho. Na ocasião, os funcionários da Alepe darão aos jovens participantes presentes de Natal, listados por eles. Logo em seguida, será inaugurada a iluminação de Natal da Assembleia.
Novo Espaço – A Sala do Vereador, que funcionará no Anexo I da Alepe, contará com toda uma estrutura com espaço para reuniões e computadores que servirão de apoio aos vereadores pernambucanos em suas agendas parlamentares, como por exemplo encaminhamentos de ofícios e requerimentos. A Assembleia também planeja, em 2020, uma programação de cursos para os vereadores.
De acordo o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), a “Sala do Vereador” servirá como um canal de aproximação das Câmaras Municipais com o Poder Legislativo estadual. “Esse espaço vai dar mais dignidade a um parceiro fundamental da Assembleia Legislativa, que é o vereador. O ator político mais próximo da população, que traz as demandas, que conhece os desafios do poder público nos municípios. Nosso intuito é fortalecer essa comunicação entre os poderes, em prol da sociedade”, destacou.
Para o primeiro secretário da Alepe, Clodoaldo Magalhães, “além de servir de apoio ao trabalho dos vereadores do nosso Estado, esse espaço é uma forma de estreitar a relação da Assembleia com as câmaras municipais”. “A ideia é contribuir com as ações dos vereadores que atuam como porta-vozes das necessidades mais imediatas da população”, diz o primeiro secretário, Clodoaldo Magalhães.