O deputado federal Danilo Cabral (PSB) foi designado pelo partido para integrar a comissão especial que analisará a Reforma da Previdência. Hoje (7), o colegiado realizou sua primeira reunião de trabalho, quando foi definido que o ministro da Economia, Paulo Guedes, comparecerá à primeira audiência, marcada para amanhã (8), quando deverá apresentar os números que embasam a proposta do governo federal.
Em sua primeira participação, Danilo Cabral reafirmou que o PSB pretende discutir a Reforma da Previdência com “bastante responsabilidade” e que é a favor de ajustes no sistema previdenciário, mas que não apoia a proposta em tramitação na Câmara dos Deputados. “PSB tem clara de oposição ao governo, mas que quer dar uma contribuição ao Brasil. Por isso, apresentamos uma alternativa para melhorar a arrecadação da União”, disse. O parlamentar se referiu aos projetos de lei taxam grandes fortunas e lucros e dividendos.
Danilo Cabral reforçou a necessidade de transparência nos estudos atuariais que sustentam a proposta de Reforma da Previdência e disse aguardar a apresentação do ministro Paulo Guedes, já que os parlamentares só tiveram acesso a alguns dados após a aprovação da matéria na Comissão de Constituição e Justiça, no dia 24 de abril. Na ocasião, os deputados socialistas apresentaram voto em separado, apontando 20 inconstitucionalidades da matéria.
A bancada do PSB na comissão especial terá uma reunião amanhã para decidir quais emendas serão apresentadas à proposta atendendo ao que foi definido pelo partido. “Nós também deveremos apresentar emendas para tratar das questões dos trabalhadores rurais, dos professores e em relação ao Benefício de Prestação Continuada (BPC)”, acrescentou Danilo Cabral.