Uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e a Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) vai empregar reeducandos egressos do sistema prisional. Nesta terça (07) a secretária-executiva de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Mariana Pontual, e o defensor público-geral, José Fabrício Silva de Lima, se reuniram na sede da DPPE, no bairro da Boa Vista, para tratar do convênio de empregabilidade. O objetivo da iniciativa é reinserir os apenados à sociedade, através do trabalho.
A quantidade de egressos beneficiados e o início dos trabalhos ainda está em definição. Eles devem atuar como auxiliar de serviços gerais e serão remunerados com um salário mínimo. Os cumpridores são acompanhados pelo Patronato Penitenciário, órgão vinculado à SJDH, responsável por assistir os apenados em regime aberto e livramento condicional.
“Mantemos convênios com 25 empresas públicas e privadas que, juntas, empregam mais de 940 egressos do sistema prisional. Eles trabalham na limpeza de vias públicas, produção, corte e costura agente administrativo, manutenção urbana, entre outras atividades. Isso garante o resgate da dignidade dessas pessoas”, destaca Mariana Pontual.
Na reunião, também estiveram presentes o coordenador de Execução Penal do Patronato, Adriano Lopes, os subdefensores Henrique Seixas e Rafael Bento, e o Coordenador de Gestão da DPPE, Joaquim Fernandes.