Ao final do décimo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa, o deputado Henrique Queiroz (PR) foi homenageado, em Reunião Solene nesta quarta (5), pelos 40 anos de atuação na Alepe. A cerimônia ocorreu no Plenário Governador Eduardo Campos e contou com a presença de várias autoridades, como o governador Paulo Câmara, além de familiares, amigos e correligionários. “Trata-se de um homem de verdadeiro espírito público, democrata e defensor dos interesses maiores de Pernambuco”, disse o presidente da Casa de Joaquim Nabuco, deputado Eriberto Medeiros (PP), que propôs a iniciativa.
Em discurso, Medeiros fez um relato sobre a trajetória de Queiroz, natural de Limoeiro (Agreste Setentrional), mas que sempre teve estreita ligação com o município de Vitória de Santo Antão (Mata Sul), onde foi vereador por dois anos antes de conquistar uma cadeira na Assembleia em 1978. O deputado foi membro efetivo do grupo que elaborou a Constituição do Estado de Pernambuco, em 1989, e presidente das Comissões Permanentes de Meio Ambiente, Educação e Cultura, Negócios Municipais e Redação Final. Assumiu, ainda, importantes cargos no Poder Legislativo, como os de vice-presidente, 3º e 4º secretários, além ter sido vice-líder do Governo Jarbas Vasconcelos.
“Nosso homenageado é autor de mais de cem leis estaduais, em diversas áreas, como cidadania, saúde e meio ambiente. Além disso, sempre marcou posição em prol da educação pública de qualidade. Por sua iniciativa, foi realizado o 1º Seminário de Educação desta Casa”, destacou Eriberto Medeiros. O presidente da Alepe também elencou outros feitos que tiveram a participação de Queiroz, a exemplo da desativação de lixões no Interior; eletrificação rural do Vale do Catimbau (região entre o Agreste e o Sertão do Estado); construção de obras de infraestrutura, como pontes e estradas; e inauguração do Polo Industrial de Vitória de Santo Antão.
“Nesta solenidade, no entanto, gostaria de deixar registrada uma outra grande virtude de Henrique Queiroz: a sua humildade, marcada por uma enorme disposição em sempre aprender mais. Esse, certamente, é um dos maiores traços de sua personalidade e fato que o torna tão admirado por todos os colegas de mandato, funcionários e colaboradores que tiveram a felicidade de usufruir de sua convivência nesta Casa legislativa”, completou Medeiros, que entregou uma placa comemorativa ao homenageado.
Durante a cerimônia, que lotou o Plenário, também discursaram os líderes da Oposição, Sílvio Costa Filho (PRB), e do Governo, Isaltino Nascimento (PSB). “O Parlamento pernambucano tem muito apreço por Henrique Queiroz, que sempre fez política com seriedade e respeito às pessoas. Vossa Excelência emprestou sua vida à política”, afirmou Costa Filho, acrescentando ser um privilégio poder participar da homenagem.
“São dez mandatos consecutivos, 40 anos dedicados ao Legislativo, uma prova de que o povo acredita no seu trabalho”, observou Nascimento, enfatizando que Queiroz é o deputado com mais mandatos na Alepe. “Ele entra para a história como um dos mais importantes deste Parlamento.”
A servidora Cynthia Barreto, superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico do Legislativo, falou em nome dos funcionários: “Esta é uma justa e afetuosa homenagem, um profundo reconhecimento por parte dos que tiveram a satisfação e a oportunidade de conviver com Henrique Queiroz”. Já a servidora Graça Vasconcelos, lotada na Secretaria Geral da Mesa Diretora, entregou ao homenageado uma compilação do trabalho desenvolvido por ele em 40 anos na Assembleia.