Cinco municípios pernambucanos serão contemplados esta semana com um total de 975 kits de caráter produtivo. Os equipamentos, contratados através do convênio 012/2011, fazem parte de um total de 15.500 kits que estão sendo entregues pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), até o final de 2018, para 87 municípios pernambucanos. Cada kit de produção de forragem animal contém, a escolher: Kit Roçadeira (uma roçadeira semi-florestal com 03 itens acessórios, de corte de arbustos, capineira e roço; uma bota e um óculos de proteção) ou Kit Forrageira (uma forrageira com cabo de extensão elétrico de 10 metros).
As entregas foram iniciadas ontem (30) em Águas Belas (250 kits); em Belo Jardim (175 kits) e João Alfredo (100 kits), acontecem na quarta-feira (01); em Sanharó (150 kits), na quinta-feira (02); e Manari (300 kits), na sexta-feira (03). O caráter produtivo faz parte do Programa Segunda Água (Cisternas Calçadão), que contempla com os kits agricultores que já receberam, através do Pernambuco Mais Produtivo, a tecnologia social da Cisterna Calçadão. Os equipamentos, que possuem 52 mil litros, ampliam o acesso a água, através da captação das chuvas, e viabilizam a criação de pequenos animais e a implantação de hortas orgânicas. A entrega dos kits complementa a estruturação necessária para aumentar a produtividade do setor.
“O caráter produtivo será responsável por garantir um aumento na produção na agricultura familiar, setor responsável por 70% da alimentação que entra em nossas casas. Esses kits, mostram o empenho da SARA e suas vinculadas em cumprir com a determinação do nosso governador, Paulo Câmara, em entregar as ações àqueles que mais precisam”, pontua o secretário da pasta, Wellington Batista.