Home » Sem categoria » Crônica do Ademar Rafael

Crônica do Ademar Rafael

José Marcolino Alves

Os sertanejos que ajudaram transformar Paulo Afonso na atual potência do setor elétrico, em alguns finais de semana tinham uma agenda cheia. Primeiro tomavam umas doses de pinga com um preazinho assado ou peixe frito; depois, ouviam uma cantoria de pé-de-parede com Chudu x Jô Patriota x Bule-Bule, com direito a participações de Heleno Cai-Cai x Manoel Filó e após meia noite, no famoso COPA – Clube Operário de Paulo Afonso -, dançavam ao som de Zé Marcolino.

Ouvir o menestrel de Sumé era a maneira mais animada e barata de voltar ao sertão. Suas letras, verdadeiros hinos, transportavam os sertanejos para suas cidades de origem, ao som da sanfona. É muito difícil encontramos uma pessoa do sertão que não saiba um trecho de “Numa Sala de Reboco”. Zé Marcolino teve a sensibilidade de levar para a música a falência da atividade rural familiar e o abandono das grandes propriedades pelos filhos dos antigos donos, “Fazenda Cacimba Nova” e “Serrote Agudo”, espelham tais realidades. Sebastião Dias, contou com a
capacidade encontrada nos grandes poetas para criar o mote: “A estrada matou quem escreveu o mais belo poema da estrada”.

O mote ligou o acidente que causou a morte de Marcolino a sua música “Estrada”, eternizada na voz de Bia Marinho, no trabalho Zeto & Bia. Maciel Melo e Petrúcio Amorim, grandes talentos da música nordestina, bebem na fonte de Marcolino.

Por inspiração de Padre Assis, Dedé Monteiro, Zé Liberal e outros iluminados de Tabira a cidade realiza a cada ano uma festa denominada a “Missa do Poeta”. N evento o Pajeú presta homenagem ao talentoso paraibano. Saiba caro poeta que Lostiba, Chico Arruda, Val, Bia, Flávio José, Delmiro Barros, Marquinhos, Pé Roxo, Pé de Banda, Bigodão e todos sertanejos, amantes da boa música, nunca deixarão sua obra ser engolida por esta mídia teleguiada, você é eterno.

(*) – Publicada originalmente no site www.afogadosdaingazeira.com.br, Pessoas do meu sertão VII.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários