O projeto de lei do Poder Executivo nº 13/2018, que cria o Plano de Cargos, Carreira, Desenvolvimento e Vencimentos (PCCDV) do grupo ocupacional de apoio ao magistério, aprovado em primeira e segunda discussões, na Câmara Municipal do Recife, foi comemorado pela vereadora Aline Mariano. “Hoje é um dia de vitória. Impossível não constatar isso, mas não podemos deixar de reconhecer algumas ações que precisam ser feitas para avançar ainda mais, a curto e médio prazo”, constatou Aline.
A luta é antiga e a vereadora esteve na interlocução para ajudar a categoria, promovendo debates, reuniões e audiência pública. Em 2014, a parlamentar apresentou à Câmara o projeto nº 61/2014, que buscava incluir os ADIs no plano do grupo ocupacional do magistério – a categoria que abarca os cargos dos professores. “Vocês deram todo o corpo do projeto que discutimos aqui na Casa e nós sempre pedimos para que a matéria fosse colocada em votação. Mesmo a iniciativa sendo ideal, o entendimento foi de que ele precisava vir da Prefeitura, o que resultou no projeto de lei do Executivo aprovado hoje”.
Segundo Aline Mariano, entretanto, a proposta original trazia elementos que ainda precisam ser concedidos ao grupo de apoio ao magistério. Esses pontos deverão ser levados à Secretaria de Educação do Recife na próxima sexta-feira (06). “A pauta que está no nosso projeto e que foi uma indicação dos ADIs tem algumas particularidades e avanços. Na próxima sexta-feira, vou estar em uma audiência com o secretário Alexandre Rebêlo para que a gente faça o justo reconhecimento pelo projeto. Mas vamos pontuar algumas dessas iniciativas e fazer um pacto para avançar ainda mais”, disse.