Home » Sem categoria » Relator do Renovabio, senador Fernando Bezerra comemora sanção de meta para redução de gases poluentes

Relator do Renovabio, senador Fernando Bezerra comemora sanção de meta para redução de gases poluentes

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) comemorou a aprovação da meta indicada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de redução de 10% das emissões de gases poluentes para a comercialização de combustíveis no país. O estabelecimento da meta pelo CNPE, por um prazo de dez anos, está previsto no Decreto 9.308/2018, promulgado pelo presidente Michel Temer no último mês de março, que regulamentou a Política Nacional de Biocombustíveis.

Conhecida como Renovabio, a política foi criada pelo Projeto de Lei Complementar (PLC) 160/2017, relatado por Fernando Bezerra e aprovado pelo Senado em dezembro do ano passado, sendo convertido na Lei 13.576/2017. “Esta meta representa a retirada de milhões de toneladas de gás carbônico da atmosfera”, destaca o senador. “Um dos resultados que esperamos obter com a medida será a ampliação dos biocombustíveis no país, conforme prevê o Renovabio, e a consequente redução do preço dos combustíveis ao consumidor”, acrescenta Bezerra Coelho, que representou o Senado durante cerimônia, nesta tarde (5), no Palácio do Planalto.

Na solenidade, Michel Temer confirmou a meta apresentada pelo CNPE, que deverá ser cumprida compulsoriamente no período que vai do dia 24 deste mês até 31 de dezembro de 2028. Conforme ressaltou o presidente, o país dá mais um importante passo para o cumprimento dos compromissos ambientais assumidos pelo Brasil durante a Conferência da ONU sobre o Clima (COP-21), realizada em 2015, na França (Paris).

Também participaram da cerimônia, no Planalto, os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Minas e Energia), Edson Duarte (interino do Meio Ambiente) e Sérgio Etchegoyen (Segurança Institucional), além do deputado federal e ex-ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (DEM-PE).

RENOVABIO – Sancionada em 27 de dezembro do ano passado, a Lei 13.576/2017 tem o objetivo de ampliar a produção e participação de biocombustíveis na matriz energética brasileira – como etanol, biodiesel, biomassa e biogás –, além de prever incentivos fiscais e metas para a redução da emissão de gases causadores de efeito estufa. Segundo destacou o ministro Edson Duarte, durante a solenidade de hoje no Palácio do Planalto, cerca de R$ 1,4 trilhão será investido na expansão deste tipo de combustíveis no país. De acordo com o governo, a participação dos biocombustíveis na matriz nacional passará de 20% para 28%: um aumento de 40%.

“O Renovabio é uma política de Estado que reconhece o papel estratégico de todos os tipos de biocombustíveis na nossa matriz energética tanto para a segurança energética dos consumidores quanto para o cumprimento das metas ambientais estabelecidas no Acordo de Paris”, destaca Fernando Bezerra, que representou o Parlamento brasileiro na COP-21. O senador também foi presidente e relator da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional em 2015 e 2016, respectivamente.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários