G1, Brasília
Um mês depois de Cristiane Brasil (PTB-RJ) ter sido nomeada ministra do Trabalho pelo presidente Michel Temer, a maioria dos deputados do PTB se diz favorável a que o presidente Michel Temer insista em empossá-la no cargo – a posse da deputada está suspensa por decisão da Justiça.
Dos 15 colegas de bancada de Cristiane Brasil ouvidos pelo G1 desde a última sexta-feira (2).
- dez afirmaram que o governo deve insistir em dar posse à deputada;
- um disse que o governo deve desistir;
- dois não quiseram comentar;
- dois não foram localizados.
Nesta terça-feira (6), com a retomada dos trabalhos no Congresso, prevista para esta segunda (5), os integrantes da bancada do PTB na Câmara devem se reunir para discutir o assunto.
Cristiane Brasil foi nomeada ministra do Trabalho pelo presidente Michel Temer em 4 de janeiro. Mas, quatro dias depois, a Justiça Federal do Rio de Janeiro suspendeu a posse, atendendo a um pedido segundo o qual a deputada feriu o princípio da moralidade por já ter sido condenada por dívidas trabalhistas.
Temer insiste na nomeação devido ao compromisso firmado com o presidente do PTB, o ex-deputado Roberto Jefferson, pai de Cristiane Brasil, e para assegurar a fidelidade da bancada do PTB na votação da reforma da Previdência, prevista para este mês.
Depois de a Justiça negar vários recursos da deputada, a Advocacia Geral da União (AGU) recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que liberou a posse.
Mas, dois dias depois, a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, suspendeu a posse novamente, em caráter liminar (provisório), até tomar uma decisão definitiva sobre o assunto. Não há data marcada para o julgamento do caso.