
Com o tema “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, a mobilização partiu do Parque Euclides Dourado e seguiu pelas ruas centrais de Garanhuns. Mais do que uma caminhada, o evento foi um espaço para troca de experiências, escuta ativa e aprendizado sobre o autismo. O objetivo foi levar conhecimento para a população e fortalecer a luta por direitos e inclusão.
A Prefeitura de Garanhuns, por meio de suas secretarias, tem ampliado iniciativas voltadas para a inclusão, garantindo políticas públicas que respeitam as especificidades das pessoas autistas. Durante toda a semana, diversas ações foram realizadas em escolas e unidades de saúde. Rodas de conversa, palestras com especialistas e atividades lúdicas ajudaram a desmistificar o autismo e promover um olhar mais acolhedor sobre o tema.
“Nas escolas, o trabalho com o autismo inclui práticas pedagógicas inclusivas e atividades que valorizam as habilidades e potencialidades dos estudantes, garantindo um ambiente acolhedor e equitativo. O município tem investido em formação continuada de professores, Salas de AEE e em parcerias para promoção de um ambiente escolar mais inclusivo”, afirmou Arnaldo Gomes, gerente de Ensino da Secretaria de Educação.
