Home » Sem categoria » 3º Encontro de Empresas parceiras do Jovem Aprediz

3º Encontro de Empresas parceiras do Jovem Aprediz

A Escola Dom Bosco, entidade não governamental de ação social da Rede Salesiana Brasil, promove nesta terça-feira, 21.11 o III Encontro de Empresas Parceiras do Programa Jovem Aprendiz. Que traz o tema: “Veja em cada jovem uma vida a salvar” com o objetivo de sensibilizar as empresas a priorizar a contratação de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a promotora de Justiça da Infância e Juventude, do Rio Grande do Sul, Cinara Vianna Dutra Braga “Sem essa oportunidade um grupo numeroso de jovens perde a chance de melhorar o nível de escolaridade e de encontrar espaço no mercado de trabalho. E são justamente os que mais precisam desse suporte, […] O que nós queremos é que os empresários exerçam a sua responsabilidade social oferecendo oportunidade para aqueles que mais precisam”, alertou a promotora. Fonte:https://www.mprs.mp.br/noticias/44822/

O evento é uma forma de fomento de novos parceiros que agreguem forças para a inserção desses jovens de contextos de vulnerabilidade social para a formação profissional na condição de aprendiz, conforme preconiza a lei 10.097/2000.

O Encontro visa apresentar cases de experiências exitosas de contratações de adolescentes/jovens, da Região Metropolitana do Recife, inseridos no Programa de Aprendizagem Profissional em parceria da Escola Dom Bosco com empresas públicas e privadas. O momento contará com a presença da Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Sra. Jailda Pinto, especialista na área de vulnerabilidade social, Profa Valéria Nepomuceno e a Auditora Fiscal do Trabalho e Emprego, Sra. Simone Brasil que na ocasião esclarecerá dúvidas sobre características do Programa, processo de contratação, acompanhamento dos jovens, entre outros.

Sobre o Programa Jovem Aprendiz

A Lei da Aprendizagem, no 10.097/2000, juntamente com o Decreto Federal no 5.598/2005, determina que as empresas de médio a grande porte devem contratar uma porcentagem equivalente de 5% a 15%, do quadro de trabalhadores, em funções que demandem formação profissional, adolescente/jovem com idade entre 14 e 24 anos (não se aplica o limite de 24 anos para pessoa com deficiência). O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários