Home » Sem categoria » OPINIÃO DO PERNINHA

OPINIÃO DO PERNINHA

Como anda a educação no Brasil (ou não anda)?

Não há como fugir da realidade nua e crua. O pior é que nada ou quase nada tem sido feito nos últimos anos para minimizar os problemas que a educação dos nossos jovens e adultos tem enfrentado por esse Brasilzão afora. Uma matéria escrita pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF), aborda o tema com muita lucidez e nos deixa profundamente tristes.

Recentemente, o Secretário Municipal de Educação de uma importante cidade falou que se sentia como encarregado da segurança escolar, dedicando parte do seu tempo para assegurar o funcionamento de suas escolas, ameaçado pela violência. No momento em que dizia isso ele estava para decidir o fechamento de uma de suas melhores creches, por conta da ameaça de balas perdidas, tráfico de drogas e a onda de assaltos.

Eis o que diz parte do texto escrito pelo senador: “Um país que não consegue assegurar o funcionamento de suas escolas, é um país em decadência. Na atual civilização baseada no conhecimento, não será possível um país evoluir se cerca de 13 milhões de pessoas (8% da população adulta) é analfabeta, incapaz de ler, até mesmo o lema Ordem e Progresso escrito em sua bandeira; se mais de cerca de 26 milhões (18%) de adultos são analfabetos funcionais. O desprezo aos cérebros da nossa população é um claro indicador de que marchamos para uma decadência civilizatória”.

Ainda mais visível está a degradação pela corrupção, tanto no roubo do dinheiro público por políticos em benefício pessoal, quanto no desvio de dinheiro pela corrupção nas prioridades que beneficiam apenas pequenas parcelas da população. A irracionalidade política é outra manifestação e causa de decadência: políticos, artistas, estudantes, filósofos e profissionais agem e reagem baseados em posições políticas passionais, sem qualquer compromisso com a
lógica, como aconteceu em países cuja decadência decorre de disputas sectárias, cujo melhor exemplo hoje é a Síria. Fecham os olhos para a lógica e não percebem a decadência provocada por suas ações.

Não precisa muita perspicácia, nem análises sociológicas, para perceber que estamos em um processo de decadência histórica, que pode nos levar a uma desagregação social e condenação ao atraso em relação ao resto do mundo, talvez por décadas no futuro.

Danizete Siqueira de Lima – Afogados da Ingazeira – PE – julho de 2017.

 


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários