Em homenagem do Dia Nacional da Caatinga, a deputada federal Creuza Pereira (PSB-PE) discursou no Plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (6). Pernambucana, a deputada disse que cresceu admirando este bioma exclusivamente brasileiro e recordou o cenário que a acompanhou por toda a vida. “Este bioma apresenta um cenário composto por mandacarus, juazeiros e xique-xiques, altas temperaturas, além de uma fauna relevante ao ecossistema.”
A Caatinga ocupa 10% do território nacional e, além de Pernambuco, pega partes do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia e um trecho ao norte de Minas Gerais. “Mais do que comemorar, o dia da Caatinga tem o intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância da conservação para o equilíbrio ambiental”, falou a socialista.
Creuza lembrou que a variedade biológica da Caatinga não é encontrada em nenhum lugar do mundo e que cabe ao poder público e às áreas de proteção ambiental o papel de manter estes habitats e ecossistemas. A parlamentar ainda manifestou interesse pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição nº 504/2010 com caráter de urgência. A PEC solicita a inclusão do Cerrado e da Caatinga entre os biomas considerados patrimônio nacional. “Que tenhamos também amor à vida e à natureza”, encerrou.