Home » Sem categoria » NOMEADO PARA BC, ILLAN GOLDFAJN TOMA POSSE EM CERIMÔNIA NO PLANALTO

NOMEADO PARA BC, ILLAN GOLDFAJN TOMA POSSE EM CERIMÔNIA NO PLANALTO

ilan_posse_1O novo presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, tomou posse no fim da tarde desta quinta-feira (9), informou a assessoria do Presidência da República. Ele substitui Alexandre Tombini, que estava no comando do BC desde 2011.
A cerimônia de posse aconteceu no Palácio do Planalto e foi fechada – jornalistas não puderam acompanhar. Não houve discurso.

Tanto a nomeação de Goldfajn quanto a exoneração de Tombini foram publicadas na edição desta quinta do Diário Oficial da União. Tombini, indicado para o cargo pela presidente afastada Dilma Rousseff, deverá assumir a representação do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI).

Em sabatina na terça na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, Goldfajn informou que buscará cumprir “plenamente” a meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), mirando o seu ponto central de 4,5%.

Goldfajn também defendeu, na sabatina, a autonomia do Banco Central, mas não a independência. Também disse ser favorável à fixação, no futuro, de mandatos para presidente e diretores da instituição, o que não existe atualmente.

Em maio, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que o governo enviará uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ao Congresso Nacional que trata da autonomia do Banco Central. Segundo ele, porém, o texto não vai prever a criação dos mandatos.

A PEC buscará garantir que o presidente e diretores do BC tenham foro privilegiado. A medida se deve ao fato de o governo Temer ter tirado o status de ministros do cargo de presidente do Banco Central, o que leva à perda do foro privilegiado.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários